Guia de Coleta Seletiva Solidária da UFV incentiva reciclagem no campus Viçosa

09/01/2018

A Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), vinculada à Diretoria de Manutenção de Estruturas Urbanas e Meio Ambiente da Pró-Reitoria de Administração (PAD), lançou o Guia para Coleta Seletiva Solidária na UFV, com o objetivo de ampliar a coleta de resíduos recicláveis, inicialmente, no campus Viçosa.

Este guia, que faz parte da campanha de estímulo à separação dos resíduos recicláveis gerados na Universidade, apresenta informações sobre os processos e procedimentos executados diariamente para segregação, disposição, coleta e correta destinação dos resíduos sólidos. A publicação (anexa) representa o resultado dos esforços de diversas pessoas, setores e projetos que atuaram e vêm atuando, de forma direta ou indireta, para continuidade da coleta seletiva na UFV. Trata-se de um compromisso institucional na adoção de práticas que torne a Universidade mais sustentável.

A coleta seletiva na UFV teve início na década de 70 e, atualmente, acontece diariamente em todo o campus Viçosa. Todo o resíduo reciclável coletado é encaminhado para a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare), atendendo ao Decreto n° 5.940/2006, que cria a Coleta Seletiva Solidária na esfera pública federal.

A coleta seletiva solidária é o processo de separação dos resíduos em sua fonte geradora, conforme sua constituição. Esse sistema amplia o potencial reciclável dos materiais, evitando a mistura de componentes diferentes e permite que os resíduos tenham destinação de acordo com suas características. Dessa forma, a iniciativa amplia as possibilidades de inclusão social e econômica dos catadores de resíduos, gerando também impactos ambientais positivos, como a extensão da vida útil do aterro sanitário do município de Viçosa.

Identificação das sacolas
A UFV está adotando novamente as cores de sacolas para facilitar a separação dos resíduos internamente e a identificação nas vias. O padrão passa a ser de sacolas azuis para resíduos recicláveis e sacolas pretas para rejeitos e orgânicos. Os procedimentos apontados no Guia foram desenvolvidos pela DGS e consideram os mais diversos tipos de usuários e locais, desde a geração até o destino final dos resíduos, apresentando as responsabilidades compartilhadas pelos atores no processo de gerenciamento dos resíduos na UFV.

A logística da coleta foi desenvolvida para atendimento de todo o campus Viçosa. Dessa forma, cabe aos setores atender às etapas de separação interna e horários de disposição para evitar que os resíduos fiquem expostos nas vias do campus. A Coleta Seletiva Solidária acontece de segunda à sexta-feira, sendo duas coletas diárias, a de recicláveis e a de rejeitos/orgânicos. Os resíduos recicláveis devem ser dispostos às 11 horas e os rejeitos/orgânicos, às 16 horas. Os horários e pontos de coleta podem ser conferidos no site www.residuos.ufv.br.

Expandindo as ações
Em 2017, foi elaborado um material para promoção da coleta seletiva solidária. Durante a 88ª Semana do Fazendeiro, entre 16 e 22 de julho, foi instalado um estande do Projeto Interação, sendo proposta a coleta seletiva solidária, em parceria com a Divisão. Foi feita uma sensibilização quanto ao descarte dos materiais recicláveis e trabalho dos catadores, por meio de atividades interativas criadas no espaço. Essa ação pode ser conferida no vídeo.