Professor aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola recebe homenagem do Crea-MG

09/01/2018

Tetuo foi à cerimônia acompanhado pela esposa, Verônica

O professor aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV Tetuo Hara recebeu, no dia 20 de dezembro de 2017, a Medalha do Mérito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), pelos relevantes serviços prestados à Engenharia. A cerimônia de entrega da honraria, realizada a cada dois anos, aconteceu no auditório do Crea-MG, em Belo Horizonte (MG).

Tetuo Hara possui formação de Técnico em Agricultura (1960) e Engenheiro Agrônomo (1964) pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Uremg) – atual Universidade Federal de Viçosa –, além do mestrado em Engenharia Agrícola (1972) pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Entre suas atuações de destaque estão a participação na criação do curso de Engenharia Agrícola no Brasil, as consultorias prestadas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as coordenações de atividades realizadas, a nível nacional, enquanto integrante do Conselho Técnico Consultivo de Certificação de Unidades Armazenadoras e do Grupo de Estudo de Medidores de Umidade de Grãos dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Já entre outras homenagens recebidas está a de Ex-Aluno de Destaque de 2006 do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade de Purdue.

Na UFV, Tetuo iniciou sua carreira profissional como auxiliar de ensino, em 1965 – quando a instituição ainda era conhecida como Uremg – e exerceu outras funções, como a de professor de graduação e de pós-graduação, chefe do Departamento de Engenharia Agrícola (entre 1977 e 1982) e coordenador do curso de graduação em Engenharia Agrícola (entre 1991 e 1993). Apesar de ter se aposentado em 1993, continuou participando das atividades da Universidade. Foi professor voluntário (entre 2003 e 2007) e, atualmente, é coordenador Administrativo-Financeiro do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar).

De acordo com Tetuo, foi uma surpresa ter seu nome indicado pela Câmara de Agronomia do Crea-MG para receber a Medalha do Mérito. Ele se disse honrado com a homenagem.