UFV elabora plano de trabalho do Pacto Nacional de Direitos Humanos

13/12/2017

A UFV enviou ao governo federal, nesta terça-feira (12), um plano de trabalho do comitê gestor do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos (PNUDH), promovido pelos ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania. O plano norteará as atividades do comitê e da UFV, no próximo ano, para iniciativas de promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

A ação faz parte da adesão da UFV ao PNUDH, ocorrida no dia 12 de setembro. Desde então, a Universidade teve 30 dias para constituir internamente um comitê gestor do pacto e 90 dias para apresentar um plano de trabalho. Para compor o comitê foram convidados professores, servidores técnico-administrativos e estudantes dos três campi da UFV, envolvidos com a temática dos direitos humanos.

A primeira reunião do comitê gestor ocorreu em novembro, na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), responsável pela coordenação desse processo. Na reunião, que contou com participação da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, foi definido como foco prioritário do trabalho o enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia, ao sexismo, machismo e à violência contra mulher na instituição. A partir dessa escolha, foi elaborado o plano de trabalho.

Vale lembrar que a adesão da Universidade ao PNUDH está relacionada às ações e discussões realizadas na instituição no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Diversidade, criada em abril de 2016 pela PCD, com o objetivo inicial de elaborar políticas voltadas para a promoção dos direitos humanos e da diversidade na Universidade. A Comissão deu ainda continuidade a uma série de atividades iniciadas na instituição por meio do Fórum de Combate às Opressões que, de 2012 a 2015, foi um espaço de discussão que tornou visível situações que comprometem a convivência e o respeito aos direitos humanos na Universidade, especialmente no que tange às diferentes formas de violência, discriminação e preconceito por razões de etnia, classe social, gênero e orientação sexual.

Mais informações sobre o Pacto Nacional de Direitos Humanos podem ser obtidas neste link.

Fonte: Felipe Lisboa