Universidade assina protocolo para fortalecimento do cooperativismo mineiro

11/12/2017

A UFV assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e dos Fóruns Regionais de Minas Gerais (Seedif), na última sexta-feira (8), na reitoria. O protocolo, assinado pela reitora Nilda Soares e o secretário Wadson Ribeiro, tem o objetivo de institucionalizar a parceria que já vem sendo realizada entre a Diretoria de Relações Institucionais (RLI) e a Seedif, e busca amparar uma série de ações previstas para 2018, voltadas ao fortalecimento do cooperativismo mineiro e da relação da universidade com prefeituras da região.

Dentre as ações esperadas, destacam-se: o fortalecimento do conselho estadual do cooperativismo de Minas Gerais, a oferta de cursos de capacitação e a realização de eventos estaduais para integração entre a Universidade e organizações cooperativas mineiras. Segundo o secretário da Seedif, esse é o início de uma profícua parceria com a UFV, instituição que é uma “grande referência na área do cooperativismo” e que precisa ser protagonista na construção de uma política estadual dessa área.

Para a reitora, estreitar esse vínculo com o governo estadual em uma perspectiva de construção de politicas públicas é estratégico para a UFV e fortalece os objetivos da instituição. Além disso, realizar essa parceria com foco no tema cooperativismo, contribui para legitimar uma história de mais de 40 anos do curso de Cooperativismo na Universidade, que já se tornou referência nacional e formou inúmeros profissionais.

De acordo com o diretor da RLI, Alair Freitas, o protocolo assinado abre as portas para ampliar o engajamento da UFV na pauta do desenvolvimento regional e a integrar ainda mais o curso de cooperativismo com as políticas públicas estaduais voltadas ao setor, contribuindo com a formação profissional de estudantes e com a interação entre professores, o governo estadual e lideranças do cooperativismo mineiro.

Fonte: Soraia Monteiro