Orientador da Pós-Graduação em Agroquímica é homenageado pela Sociedade Brasileira de Química

05/12/2017

Luiz Claudio recebeu o prêmio na categoria Pesquisador Sênior

O professor do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da UFV Luiz Cláudio de Almeida Barbosa recebeu o prêmio na categoria Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Química - por meio da Secretaria Regional de Minas Gerais (SBQ-MG) – em reconhecimento à sua contribuição científica de excelência no estado. A premiação, conferida a cada dois anos, aconteceu durante o XXXI Encontro Regional da SBQ-MG, realizado de 24 a 26 de novembro, na Universidade Federal de Itajubá. A entrega foi feita pela secretária regional da SBQ-MG, professora Hállen Calado.

Em seu discurso de agradecimento, Luiz Cláudio Barbosa destacou a importância da UFV na sua formação acadêmica e a influência recebida dos docentes do Departamento de Química (DEQ). Ele fez menção especial a Hilbert Pires Henriques, seu primeiro professor da área. Graduado pela UFV, Luiz Cláudio Barbosa atuou como docente da instituição de 1983 a 2012, quando foi aprovado em concurso público para professor titular e assumiu o cargo no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luiz Cláudio Barbosa é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPAG) da UFV, no qual atuou como coordenador por dois mandatos. No DEQ, implantou a linha de pesquisa em síntese orgânica e o Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (LASA), onde, juntamente com outros professores, se dedicou ao desenvolvimento de novos compostos com potencial de aplicação no controle de pragas agrícolas.

Para o professor Róbson Ricardo Teixeira, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, a premiação foi bastante merecida. “É uma enorme satisfação para o PPAG, especialmente em função das relevantes contribuições do professor Luiz Cláudio para o desenvolvimento do Programa”. O coordenador da pós lembra que o LASA é referência nacional e internacional em pesquisas sobre a síntese de agroquímicos, fato demonstrado em três depósitos de patente e nos diversos artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto. Na UFMG, o grupo de pesquisa do professor Luiz Cláudio, pesquisador 1B do CNPq, trabalha no desenvolvimento de compostos bioativos.

Na foto abaixo, um registro do homenageado com alunos do DEQ que participaram do Encontro.