Professor da UFV recebe prêmio de universidade espanhola

29/11/2017

O professor Osvaldo Costa Moreira, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do campus Florestal, recebeu o prêmio extraordinário de pesquisa na Universidade de León, na Espanha, devido a sua atuação no Programa de Pós-Graduação em Ciencias de la Actividad Física e el Deporte, do Instituto de Biomedicina da universidade. Devido a premiação, professor foi destaque na sessão de Inovação e Pesquisa do jornal Diario de León.

Em seu trabalho de doutoramento, o professor investigou o efeito do treinamento de força sobre a capacidade mitofágica em pessoas idosas. Quando envelhecemos, os níveis de mitofagia (autofagia específica para controle do funcionamento da mitocôndria) diminuem e a probabilidade de desenvolver uma doença aumenta. A autofagia é um sistema de defesa do organismo contra genes e proteínas mal formadas ou danificadas que, quando se acumulam no organismo, podem promover o mau funcionamento de células ou órgãos e associar-se ao desenvolvimento de algumas doenças como Parkinson e alguns tipos de câncer. No entanto, pesquisas realizadas com animais em laboratório mostraram que aqueles de idade avançada que foram submetidos a programas de exercício tiveram um aumento da ativação de proteínas envolvidas no processo de mitofagia.

Partindo dessa premissa, a pesquisa desenvolvida por Osvaldo mostrou que pessoas com mais de 70 anos que participaram do programa de treinamento de força tiveram aumentos em seus níveis de força nos braços e pernas. Elas podiam caminhar mais rápido e tinham mais facilidade para se levantar e sentar-se em uma cadeira, além de um pequeno aumento na massa muscular e uma ligeira redução na gordura corporal. Também foi observado que essas pessoas tiveram um aumento significativo em proteínas relacionadas à produção de mitocôndrias, o que pode indicar um melhor funcionamento de suas células musculares, além de aumentar sua capacidade mitófagica.

Confira a matéria na íntegra.