IV Baja Weekend reúne equipes da UFV e de outras instituições

21/11/2017

A equipe UFVBaja realizou nos dias 18 e 19 de novembro o IV Baja Weekend que contou com a presença das equipes Inconfidentes (UFOP) e Corsários Baja (Ifet-JF), além de ex-membros e colaboradores técnicos da competição Baja SAE. Durante o evento, foram realizadas as principais provas que ocorrem na competição: segurança, conforto, aceleração, velocidade, tração e enduro de resistência. Nesta edição, primeira vez em que foram realizadas as provas dinâmicas, a equipe Inconfidentes apresentou o melhor desempenho geral. O intuito do encontro foi avaliar e preparar os protótipos dos veículos para a próxima competição nacional que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2018.

Durante a execução do projeto, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos durante o curso o contribui de forma expressiva para formação profissional dos futuros engenheiros. Atualmente, a equipe UFVbaja é composta por 30 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção e Física, do campus de Viçosa, sendo coordenada pela professora do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Geice Paula Villibor.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Fonte: Geice Villibor