Doutorandos da Veterinária participam de estudo inédito sobre reprodução de grandes felinos

16/11/2017

O objetivo da pesquisa é preservar espécies ameaçadas

O doutorando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Veterinária (PPGMV) Leanes Cruz da Silva é um dos integrantes da equipe que, no final de outubro, realizou, pela primeira vez, no estado do Mato Grosso do Sul, uma Aspiração Folicular por Laparoscopia (Lopu) em onças-pardas. Leanes foi um dos responsáveis pela contenção farmacológica e acompanhamento veterinário dos animais.

O procedimento, segundo ele, fez parte do projeto de pós-doutorado do pesquisador e médico-veterinário Gediendson Ribeiro de Araújo, que está realizando, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), um estudo pioneiro no Brasil na reprodução dos grandes felinos brasileiros. O objetivo é a preservação de espécies ameaçadas de extinção, como as onças pardas e pintadas.

Além de Leanes, a bióloga e também doutoranda do PPGMV Milene de Paula Figueira participou da equipe de manejo dos animais, atuando como auxiliar dos médicos veterinários nos procedimentos realizados. Vale destacar que ambos são orientandos do professor Tarcízio Antônio Rêgo de Paula, que há cerca de 20 anos trabalha com reprodução de carnívoros silvestres. O professor também orientou Gediendson Ribeiro de Araújo, ex-estudante de mestrado e doutorado na UFV, e Thyara de Deco Souza, docente na UFMS, outra integrante do estudo.

Leanes considera “a realização de um sonho poder participar de pesquisas com tamanha importância e espécies tão enigmáticas”. Ele avalia a experiência como reconhecimento de seu trabalho e início de uma grande jornada, que “almeja estabelecer técnicas que colaborem no processo de preservação de espécies ameaçadas de extinção”. É nessa direção, inclusive, que ele vem conduzindo suas pesquisas no doutorado, na tentativa de compreender o comportamento territorial dos grandes felinos e relacioná-lo aos impactos ambientais provocados pelo homem.

As informações sobre a pesquisa podem ser conferidas neste link. Também participam do estudo pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da McGill University (Canadá).

Adriana Passos

(Da esq. para dir.) Leanes, o penúltimo em pé, e Milene, a terceira sentada, representam a UFV