Campus Rio Paranaiba

Campanha para cadastro de DOADORES de MEDULA ÓSSEA em Rio Paranaíba

14/11/2017

DOE MEDULA

Prezados professores, funcionários, estudantes e toda população de Rio Paranaibana e região,

A Universidade Federal de Viçosa em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Paranaíba, com o Hospital Municipal de Rio Paranaíba e o Hemocentro de Patos de Minas estão organizando para o próximo sábado, dia 18/11/2017, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea.

Convidamos a todos que tenham entre 18 e 54 anos para participarem, fazendo seu cadastro, podendo assim salvar a vida de alguém que tenha leucemia.

Esta campanha foi motivada pela história de uma colega, servidora pública federal, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, que foi diagnosticada com leucemia aguda no início da gravidez. A professora está fazendo o tratamento e aguarda o nascimento do filho para dar prosseguimento à procura por um doador de medula óssea. Assista a reportagem: http://g1.globo.com/goias/bom-dia-go/videos/t/edicoes/v/gravida-com-leucemia-tenta-encontrar-doador-de-medula-compativel-em-goiania/6126518/

Outras informações:

Como ajudar quem precisa de doação de medula óssea?
1- Se cadastrando como doador de medula óssea: basta ir a qualquer hemocentro do Brasil e será retirado 5ml de sangue para testes de compatibilidade. Para se tornar um doador de medula óssea é mais simples do que para ser doador de sangue. Para ser doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
2- Se já é cadastrado, mantenha seus dados atualizados no site:
3- Divulgue sobre a importância e como é feito o cadastro entre as pessoas que vc conhece: redes sociais, facebook, whats, boca a boca, padaria, etc

Mais informações no folder anexo.

FONTE: Profa. Luciane Cristina de Oliveira Lisboa