Documento indutor do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2023 é entregue à Reitoria

14/11/2017

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu o documento indutor do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2023, na última sexta-feira (10). O documento, entregue pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO), busca identificar a UFV no que diz respeito à missão a que se propõe, à filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.

O PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Sua elaboração, além de uma exigência legal, representa a continuidade do processo de planejamento da Universidade. A vigência do documento deve ser de no mínimo cinco anos, para que ultrapasse o tempo de cada gestão administrativa das instituições, focando desse modo em Objetivos Institucionais e Metas Estratégicas.

O documento indutor foi elaborado a partir de reuniões realizadas desde fevereiro deste ano, em que os 11 coordenadores dos Objetivos Institucionais, os diretores dos centros de ciências, os diretores de campi e representantes de suas equipes avaliaram e discutiram os 21 Objetivos Institucionais do PDI 2012-2017 e suas Metas Estratégicas, bem como redefiniram a proposta de planejamento para o próximo período.

Os encontros resultaram no documento indutor do novo PDI, que será encaminhado ao Conselho Universitário (Consu) e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para apreciação e disponibilizado à comunidade. Após ser aprovado, o PDI 2018-2023 passará a nortear o planejamento da Instituição.