Campus Florestal

Realizado no CAF-UFV o VI Seminário de Prevenção de Acidente de Trabalho e Ergonomia - 2017

13/11/2017

Público presente na abertura do seminário

Foi realizado na manhã do último sábado, dia 11, no Campus UFV-Florestal, o VI Seminário de Prevenção de Acidente de Trabalho e Ergonomia - 2017, que constou de apresentações públicas de nove trabalhos na forma oral e 33 na forma de painéis, com temas que envolveram desde as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, passando pelo mobiliário escolar e sua interface com a postura do aluno até a segurança do trabalho em serviços de saneamento, limpeza e coleta de lixo urbano, abordando também as patologias que comprometem a saúde e a capacidade produtiva do trabalhador.

Os temas do seminário foram apresentados por 89 estudantes dos seguintes cursos Técnico em Alimentos (40), Administração (3), Agronomia (3), Licenciatura em Educação Física (13), Engenharia de Alimentos (5) e Tecnólogos em Gestão Ambiental (25). O evento também contou com a visita técnica de estudantes do curso a distancia em Segurança do Trabalho (Mediotec).

As comissões julgadoras dos trabalhos foram compostas pelos professores abaixo relacionados de acordo com as formas de apresentação:

- Apresentação Oral: Valeria Cristina de Faria (Agros) – Presidente; e Maurício da Aparecida Santana (Campus UFV-Florestal).

- Painel: Afonso Timão Simplício (Campus UFV-Florestal) – Presidente; Cintia Cândida Braba (Campus UFV-Florestal); Dalva Aparecida Araújo (Mediotec); Daniel Massote Melo (Campus UFV-Florestal); e Herbert Fernando Martins de Oliveira (Campus UFV-Florestal).

Na abertura, o professor Afonso Timão destacou a importância da dedicação e do empenho de cada estudante para a superação de todas as etapas da formação acadêmica, dizendo que “nada substitui a vontade pessoal e o desejo de crescimento de cada estudante, do apoio e participação da família e do empenho dos professores no estimulo a superação das dificuldades de cada um, além de uma responsável revisão permanente dos métodos instrucionais adotados”.

Representando a coordenação do curso técnico de Segurança do Trabalho (Mediotec), o professor Herbert Fernando agradeceu a presença de todos e, em especial, a dos visitantes do ensino técnico a distância e seus familiares. Também receberam agradecimentos pelo trabalho voluntário de apoio ao seminário os estudantes Bruno Macedo Souza e Kalinca Pena Gomes, ambos do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus UFV-Florestal. Algumas imagens do evento estão registradas abaixo.

Fernando Faria

Fonte: Afonso Timão Simplício

Fotos: Daniel Massote Melo

Divulgação Institucional/UFV-Florestal