Grupos de teatro de Pará de Minas e Grande São Paulo trazem festival de cenas curtas à UFV-Florestal

09/11/2017

Apresentação do Grupo Mineiro

Grupos de teatro de escolas de Pará de Minas (MG) e do Estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André) apresentaram festival de cenas curtas na UFV-Florestal durante o último dia 30, na Praça do Palco Aberto. As apresentações tiveram início durante a manhã, com os estudantes mineiros participantes do projeto Teatro na Educação, que, atualmente, atende à Escola Municipal Dona Cotinha (Grupo Cênico Tatu Bola) e à Escola Municipal professora Amélia Guimarães (Grupo de Teatro Colibri), sob coordenação do professor da Secretaria de Educação de Pará de Minas Rony Morais. Conforme o professor, tudo começa com oficina em sala de aula e depois oficina teatral extra-curricular para entrar no grupo de teatro.

As apresentações dos estudantes mineiros foram repetidas no início da tarde na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, em Florestal e, depois, às 15h no campus, seguidas do festival de cenas preparado pelos estudantes de São Paulo: Cia. de Teatro Brinquedo Torto (Santo André - Colégio Central Casa Branca), Núcleo Cativar de Teatro (São Bernardo - ONG Núcleo Cativar de Teatro) e Trup’Iê (Diadema - Colégio Iemano). O grupo paulista veio a Florestal em dois ônibus, totalizando 60 pessoas, dentre estudantes atores e sua respectiva equipe coordenadora.

Esse encontro de jovens estudantes atores do país para apresentação de cenas curtas faz parte do Projeto Potência Intercâmbio Cultural, que existe desde 2012 quando houve o encontro entre os grupos Tatu Bola (Pará de Minas) e Brinquedo Torto (Santo André) durante o Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (FETO). Assim, a troca de experiências e intercâmbio têm sido permanente, com interação entre os grupos de Minas Gerais e da Grande São Paulo e apresentação de espetáculos gratuitos para a população, assim como realização de oficinas, debates e palestras.

Confira, abaixo, alguns registros das peças de teatro

Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal