Equipe Skywards apresenta aeronave desenvolvida na UFV em competição nacional

08/11/2017

O projeto da aeronave envolveu desde a sua concepção à construção e testes de voo

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a equipe Skywards de Aerodesign UFVoa participou da 19ª edição da competição SAE Brasil AeroDesign, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

Skywards é um projeto de extensão que envolve os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola, Física e Administração. O projeto visa o desenvolvimento dos estudantes no ramo da aeronáutica por meio da construção de aeronaves radiocontroladas. Dessa forma, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A competição reúne estudantes de diversas universidades e, neste ano, participam mais de mil alunos de 76 universidades do Brasil e do exterior, divididos em 94 equipes. Eles expuseram as aeronaves radiocontroladas que projetaram. A etapa de elaboração dos projetos foi executada nas próprias instituições, tendo sido definidas as configurações e projetados os miniaviões. O objetivo da competição é desafiar os alunos e antecipar experiências que eles encontrarão na vida profissional quando estiverem no mercado de trabalho.

Os trainees da equipe Skywards UFVoa foram também desafiados no primeiro semestre de 2017 a projetar e construir uma aeronave para o Torneio de Acesso para a Competição SAE Brasil de 2018, o qual é uma iniciativa que envolve a participação à distância de equipes, que enviam plantas técnicas e vídeos de voo. A equipe alcançou o sexto lugar no torneio de acesso.

A classificação final da competição deve ser liberada nos próximos dias pela comissão técnica. A participação da equipe foi possível devido ao apoio e ajuda financeira de membros, de empresas patrocinadoras, da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP) e da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

Fonte: Lorena Iria