UFV abre chamada para programa Startup Universitário

07/11/2017

A UFV, em parceria com o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), fará um processo seletivo para indicar quatro professores, de cada um dos três campi, para participar do programa Startup Universitário.

Lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Startup Universitário tem o propósito de despertar a cultura empreendedora e o desenvolvimento dos ecossistemas universitários nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior (IES). O programa selecionará até 100 professores das IES do estado de Minas Gerais para apoiar até 100 startups universitárias na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campi das instituições dos professores selecionados no edital.

Para participar da seleção, o professor deverá preencher o formulário online, até 16 de novembro. E até o dia 24 de novembro, será preciso preencher também o formulário do site Minas Digital.

Conforme o edital, cada professor indicado pela IES deve: ser contratado ou concursado na IES para o campus denominado na declaração; atuar ou ter interesse em atuar nas áreas de empreendedorismo, inovação ou tecnologia; preencher o formulário de inscrição do professor. Só será validada a inscrição do professor por meio do formulário de inscrição após a confirmação do recebimento da declaração da IES com a indicação. Caso um professor se inscreva e seu nome não conste na declaração de manifestação de interesse da IES, ele estará automaticamente desclassificado do processo de seleção.

Serão considerados como critérios de seleção: a experiência em programas de educação empreendedora como, por exemplo, o Empreenda em Ação, o Bota pra Fazer, ou ministração de disciplinas de empreendedorismo da UFV; disponibilidade do professor para se dedicar ao programa; e a motivação para participar do programa.

Outras informações podem ser obtidas no site do Minas Digital. Dúvidas sobre o processo de seleção podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3899-2602, ou enviando um e-mail para incubadora@centev.ufv.br, com o assunto Chamada Startup Universitário.

Fonte: José Rogério de Oliveira