Cead promove seminário Metodologias de ensino mediadas pelas TICs na inovação e inclusão educacional

06/11/2017

De 8 a 10 de novembro, a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) irá promover o II Seminário Metodologias de ensino mediadas pelas TICs na inovação e inclusão educacionalA proposta é chamar a atenção sobre a importância e as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das metodologias inovadoras para o ensino na Universidade.

Além de divulgar os materiais desenvolvidos pela Cead nos diferentes formatos e linguagens, o Seminário tem o objetivo de promover uma reflexão acerca do papel das TICs para a inclusão no processo de ensino-aprendizagem e na sociedade. Ele pretende ainda apresentar o que se tem debatido sobre o tema nos principais eventos do setor.

O Seminário será dividido em duas partes. A primeira, na quarta-feira (8), contará com a mesa-redonda de abertura TICs e metodologias inovadoras no ensino de LIBRAS - a contribuição da Cead/UFV. Em seguida, Vera Lúcia de Souza e Lima, professora e pesquisadora em Produção Terminológica e Línguas de Sinais do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)-MG, e Carlos Augusto Guerra Carneiro, mestrando em Modelagem Matemática e Computacional na mesma instituição, ministrarão a palestra SignWeaver: linguística e tecnologia integrando surdos e ouvintes.

Já a segunda parte do Seminário, que acontecerá nos dias 9 e 10, será composta por minicursos, ministrados por técnicos e professores vinculados à Cead, que abordarão aspectos importantes das TICs e das metodologias de ensino que podem ser adotadas, particularmente, por professores no seu dia a dia. De acordo com o perfil, as atividades serão destinadas a professores, técnicos ou estudantes da UFV.

A programação e os links para inscrições em cada atividade estão disponíveis neste link.  Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

Fonte: João Batista Mota