Escola de Altos Estudos One Health, One World inicia atividades

06/11/2017

Os inscritos são de diferentes áreas do conhecimento

Começou na manhã desta segunda-feira (6) e se estenderá até o próximo dia 14 a programação da Escola de Altos Estudos (EAE): One Health, One World. As atividades estão relacionadas ao One Health, um projeto de cooperação internacional mantido, desde 2012, entre a UFV, a Washington State University e a University of Washington.  Sua proposta é a realização de pesquisas a partir da perspectiva de saúde unificada, o que envolve interações entre as esferas humana, animal e ambiental.

Embora seja uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV, em função da interdisciplinaridade do conceito One Health, a Escola de Altos Estudos conta com a participação de estudantes de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. Dentre elas, Nutrição, Biologia Animal, Microbiologia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina e Ciências da Saúde em geral.

Durante uma semana, os seus mais de 50 inscritos terão a oportunidade de participar de aulas expositivas (presenciais e a distância), estudos dirigidos, discussões e seminários sob a orientação de professores e pesquisadores de universidades estrangeiras e da UFV. Todas as atividades serão em inglês, conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomenda no edital para Escola de Altos Estudos. A primeira participação do dia foi a do professor Guy Palmer, da Washington State University, que gravou um pequeno vídeo para a abertura do evento, realizada no auditório da Cead, no campus Viçosa.

Antes da exibição, porém, o professor Luís Augusto Nero, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e da EAE: One Health, One World, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Alexandre Peternelli, fizeram a abertura oficial daquela que é a primeira experiência de Escola de Altos Estudos na UFV. À mesa de abertura também estava Klaisy Christina Pettan-Brewer, professora da University of Washington e ex-aluna do curso de Medicina Veterinária, que trabalha com One Health desde a década de 1990.

Para melhor contextualizar os participantes, antes do início das atividades acadêmicas a professora Christina Pettan-Brewer fez uma apresentação sobre o conceito One Health e como vem sendo trabalhado no mundo e o professor Nero falou sobre a filosofia e a importância da Escola de Altos Estudos. Destacando a programação prevista para os nove dias, ele lembrou que a EAE é uma ótima oportunidade para se aprimorar o entendimento e se conhecer visões diferenciadas sobre assuntos relevantes, muitos dos quais são preocupações atuais em todo o mundo.

Vale lembrar que, conforme a Capes, “a Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras”.

Adriana Passos
Fotos: Daniel Sotto Maior

A professora Pettan-Brewer, o pró-reitor Peternelli e o professor Nero participaram da abertura