Embaixada da Nova Zelândia visita a UFV

30/10/2017

A reitora da UFV recebeu a comitiva da Nova Zelândia

Em busca de possíveis parcerias, a UFV recebeu na última semana uma comitiva da Embaixada da Nova Zelândia. Como a instituição é líder nas áreas de Agronomia, Floresta e Pecuária, os embaixadores viram a oportunidade de criar laços com as universidades da Nova Zelândia que também têm um enfoque nesses campos de estudo.

A comitiva foi formada por Caroline Bilkey, embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Jaqueline Gil, assessora política da embaixada, Ana Azevedo, gerente sênior de desenvolvimento de relações da Education New Zeland, e Leandro Cavalcante, vice-presidente da Latin America/New Zeland Business Council (LANZBC).

Eles participaram de reuniões com representantes dos departamentos de Economia Rural, Zootecnia, Arquitetura, Fitotecnia, Fitopatologia e com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), bem como com a reitora da UFV Nilda Soares e os professores Antônio Fernandes e Acelino Alfenas. Além disso, eles ministraram uma palestra sobre a Nova Zelândia e suas políticas de educação.

De acordo com Jaqueline Gil, a embaixada está em busca de parceiros aqui no Brasil que tenham a concepção de que qualidade, ensino e pesquisa são pontos muito importantes. Segundo ela, “existe da nossa parte a identificação de algumas áreas prioritárias para a relação entre Brasil e Nova Zelândia, fortemente relacionada à Agricultura”. O governo neozelandês, contou Jaqueline, adotou essa estratégia educacional de enviar seus estudantes para o exterior, bem como de receber intercambistas.

Caroline Bilkey, embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, achou a UFV muito aberta para mobilidade internacional, assim como pontuou a excelência da instituição. Ela também não deixou de ressaltar as especialidades da universidade e suas afinidades com o seu país, nas áreas de agricultura, produção de leite, arquitetura, conservação de energia e até mesmo na atuação da instituição no ensino médio.

Os representantes dos departamentos e a reitora apresentaram aos visitantes as possibilidades existentes dentro da UFV para os estudantes estrangeiros, que incluem os programas de intercâmbio já existentes, as oportunidades acadêmicas, principalmente da formação continuada desses jovens em outros países, o suporte oferecido pelos cursos de línguas, e a recepção realizada pelo grupo Embaixadores UFV.

Déborah Médice - estagiária
Foto: Daniel Sotto Maior