Estudante do Campus UFV-Florestal obtém sucesso nos Jogos Sul-Americanos da Juventude no Chile

10/10/2017

O atleta com o seu pai e treinador Prof. Guilherme Pussieldi

O ciclista Pedro Pereira Pussieldi, estudante do ensino médio federal e do curso técnico em Hospedagem do Campus UFV-Florestal (CAF/UFV), recentemente, participou da segunda edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizada na cidade de Santiago, no Chile. O certame, coordenado pela Organización Deportiva Suramericana (ODESUR), reuniu mais de 1.200 atletas em diversas modalidades. Esta foi a primeira vez que o jovem ciclista esteve representando o País em uma competição oficial, com o patrocínio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), onde, ao lado de mais 150 atletas de várias modalidades, passou os últimos quinze dias competindo na capital chilena.

Antes disso, Pedro Pussieldi já havia participado da 3ª Etapa da Copa do Brasil de BMX, realizada na cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais, onde conquistou a 1ª colocação após competir em três baterias, nas quais obteve um segundo e dois primeiros lugares. Esse resultado possibilitou que o ciclista continuasse na liderança do Ranking Nacional de BMX, na sua categoria. Vale lembrar que nessa competição estiveram presentes atletas de vários estados, incluindo Minas, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pará e o Distrito Federal, com um total de 160 participantes.

O ciclista, que possui apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do programa “Bolsa Atleta”, antes de viajar para o Chile, esteve treinando na cidade paulista de Indaiatuba, sob a supervisão do técnico Emerson Silva, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), e orientação do técnico Guilherme de Azambuja Pussieldi, pai do atleta e professor de Educação Física no Campus UFV-Florestal. No Chile, ambos fizeram parte da equipe brasileira de ciclismo do COB, que foi chefiada por Ana Claudia Stipanich, integrante do Departamento de Alto Rendimento da CBC.

Nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, o atleta do Campus UFV-Florestal e o ciclista Vinicius Guimarães da Cruz, no primeiro dia da competição, conseguiram o terceiro lugar na prova de “Velocidade Olímpica”, em que venceram a tradicional equipe da Colômbia, conquistando a Medalha de Bronze.

Já na prova de “BMX”, que é a sua especialidade, Pedro Pussieldi teve dificuldades na largada da bateria final, chegando no quinto lugar, depois de ter se classificado para a prova na quarta colocação, com isso, acabou ficando fora do pódio, mas, mesmo assim, o atleta considerou que obteve um excelente resultado, pois os seus adversários estão entre os melhores do mundo. Pedro já retornou aos treinos, visando o final da temporada de provas de BMX, onde lidera o ranking nacional, e as provas do Brasileiro de Pista, que irá disputar no mês de dezembro.

Fernando Faria
Fonte: Guilherme Pussieldi

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

O cicclista com o pai e a chefe da equipe