UFV adere ao programa de incentivo a startups Inova-Pró

06/10/2017

A UFV aderiu, recentemente, ao programa Inova-Pró, que permite acelerar projetos de startups propostos por integrantes de programas de pós-graduação. A iniciativa faz parte do Minas Digital, uma ação pioneira do estado de Minas Gerais coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

O objetivo é gerar desenvolvimento econômico e social a partir da inovação, empreendedorismo, economia criativa e digital. As ações do Inova-Pró têm o objetivo de potencializar o ambiente de inovação e empreendedorismo existentes nas Instituições Públicas de Ensino Superior sediadas em Minas Gerais (Ipesmg), além de apoiar financeiramente projetos de startups que estejam em fase de concepção, ideação ou gestação. Os empreendedores mestres, doutores e alunos de pós-graduação stricto sensu receberão o suporte por meio de uma aceleradora, que será definida a partir de processo de concorrência.

As propostas das startups deverão ser compostas por no mínimo dois e no máximo três participantes, sendo permitido qualquer área de conhecimento. Cada empreendedor receberá bolsa do Minas Digital. Para estudantes ou professores de mestrado será o valor de R$ 3 mil e de doutorado, R$ 4 mil. Uma vez que a UFV fez a adesão neste edital de setembro, os alunos e professores da pós-graduação stricto sensu poderão se inscrever em um novo chamamento, que será lançado em breve, para a submissão dos projetos de startups, propriamente.

Na primeira etapa serão selecionadas 100 propostas para a pré-aceleração, que terá a duração de um mês. Desse total, sairão 40 projetos, a serem acelerados por um mês, e depois 20, que serão acelerados por cinco meses. Uma comissão formada por integrantes indicados pela Sedectes, universidade e aceleradora fará a seleção.

Outras informações podem ser obtidas na página da Sedectes.