Notícias

Pesquisadores do Departamento de Fitopatologia vencem desafio Biomaker Battle

04/10/2017

Da esquerda para a direita: Luísa Borges, Carlos Eduardo Pérez e Renata Belisário

Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Fitopatologia da UFV foi a vencedora do Biomaker Battle, um desafio científico promovido pela Biominas Brasil e Sebrae. A iniciativa dá visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa e cria oportunidades para a aplicação prática de ideias de negócios, projetos e pesquisas no desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, digital health, agronegócio, saúde animal e meio ambiente.

Durante o evento, realizado no último final de semana em Viçosa, as equipes competidoras participam de dinâmicas com especialistas e workshops sobre empreendedorismo, bem como de atividades para defender os projetos de pesquisa. Sete equipes de várias instituições mineiras participaram da batalha e foram desafiadas a utilizar o conteúdo e as ferramentas aprendidas para construir um modelo de aplicação do projeto, mostrando o potencial na resolução de um problema.

A equipe EcoRust, formada por pesquisadores do Laboratório de Patologia Florestal foi a campeã. Eles desenvolvem técnicas para fazer o controle biológico do fungo Austropuccinia psidiique causa a praga conhecida como ferrugem em culturas comerciais como eucalipto e a goiaba. A técnica pode reduzir o consumo de defensivos agrícolas comumente usados para combater a praga. A equipe é orientada pelo professor Gleiber Furtado. Com a vitória no Biomaker Battle, os pesquisadores podem conseguir investimentos para comercializar o produto no modelo spin-off de empreendedorismo científico.

Léa Medeiros
Divulgação Institucional
Foto: Divulgação

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial