Projeto da UFV é mais votado em Desafio Ambiental da WWF-Brasil

02/10/2017

Os projetos finalistas participaram de treinamentos no Rio de Janeiro

O projeto Zoneamento Climático no Estado de Minas Gerais para Múltiplos Biomas foi eleito vencedor na categoria júri popular, dentre os 132 participantes do Desafio Ambiental da WWF-Brasil. Desenvolvido por pesquisadores da UFV, o trabalho foi um dos oito finalistas da iniciativa, cujo objetivo é mapear, conectar, impulsionar e premiar ações que restauram biomas brasileiros por meio de modelos inovadores e sustentáveis.

Resultado de estudos do Grupo de Pesquisa em Micrometeorologia (Micromet), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Meteorologia Aplicada, no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, o projeto visa à elaboração de um zoneamento climático de essências florestais nativas da flora mineira com potencial uso na recuperação de áreas degradadas e em plantios para fins de regularização ambiental. As pesquisas são desenvolvidas pelo estudante de mestrado em Meteorologia Aplicada da UFV Heitor Filpi, sob orientação das professoras Hemlley Maria Acioli Imbuzeiro, do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental e Cibele do Amaral, do Departamento de Engenharia Florestal.

Heitor Filpi explica que a partir do zoneamento climático, pretende-se gerar uma ferramenta em forma de aplicativo ou DSS (Sistema de suporte à decisão) que possa orientar projetos de recuperação ambiental durante fase de escolha das espécies, promovendo o aumento da eficiência dos plantios e reduzindo perdas econômicas, sociais e ambientais. “Inicialmente, o aplicativo será desenvolvido para auxiliar projetos em Minas Gerais. Após comprovada a sua eficiência, pretende-se expandir para os demais estados brasileiros, incluindo um número cada vez maior de espécies florestais pertencentes a flora nativa do Brasil. O aplicativo ou DSS gerado poderá ser utilizado por órgãos públicos, organizações não governamentais, produtores rurais e empresas do setor florestal.”, disse.

Os oito finalistas tiveram a oportunidade de participar de uma semana de imersão no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Lá, estiveram envolvidos em dinâmicas e puderam apresentar suas iniciativas a representantes do Sebrae, da Impact HUB – parceira do WWF no Desafio Ambiental – e do Pacto Nacional pela Restauração da Mata Atlântica. A proposta era promover a conexão entre os projetos selecionados e fomentar colaborações e sinergias, além de oferecer conteúdo e apoio ao desenvolvimento dos negócios e prepará-los para a seleção final do Desafio Ambiental, no encerramento da imersão.

Confira a relação de finalistas aqui.

Marcel Angelo