Campus Viçosa

Pesquisadora da UFV conquista prêmio em Simpósio Internacional de madeira e celulose

29/09/2017

.

O trabalho apresentado pela aluna de pós-doutorado em Ciências Florestais do Laboratório de Celulose e Papel da UFV Daniela Leocádio Silva recebeu um dos prêmios de melhor pesquisa no 19th International Symposium on Wood, Fibre and Pulping Chemistry (SWFPC). O evento aconteceu pela primeira vez na América Latina, em Porto Seguro (BA), entre os dias 30 de agosto e de setembro.

Intitulado Synthesis of Characterization of Nanofibrillated Cellulose (CNF) Extracted From Sugar Cane Bagasse (Saccharum Officinarum L.) o trabalho foi parte da tese de doutoramento de Daniela, orientada pelos professores Nilda de Fátima Ferreira Soares, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, e Jorge Luiz Colodette, do Departamento de Engenharia Florestal.

Durante o doutorado, a pesquisadora sintetizou e caracterizou duas nanoceluloses extraídas do bagaço de cana-de-açúcar para melhorar as propriedades mecânicas de embalagens ativas biodegradáveis. Essa foi a primeira tese desenvolvida no Departamento de Tecnologia de Alimentos que trabalhou com sínteses de nanoceluloses.

Fonte: Tiago Tensol
Divulgação Institucional