Tese defendida na UFV recebe prêmio do International Plant Nutrition Institute

28/09/2017

O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV (PPGSNP) Nicolás Ignacio Stahringer foi agraciado com o Scholar Award 2017 do International Plant Nutrition Institute (IPNI), uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver e promover informações científicas sobre o manejo responsável de nutrientes das plantas. Esta é a terceira vez que o PPGSNP foi agraciado com a premiação.

O Scholar Awards é um prêmio anual direcionado a pesquisadores que cursam pós-graduação em universidades localizadas em qualquer país coberto por um dos programas do Instituto. A tese premiada, com o título Parametrização de modelos de produtividade e de balanço nutricional para Pinus e Eucalyptus em Corrientes – Argentina, foi defendida este ano e orientada pelo professor Júlio César Lima Neves, do Departamento de Solos da UFV (DPS). O trabalho fundamenta-se na parametrização de modelos para estimar produtividade e demanda nutricional de espécies florestais e recomendar corretivos e fertilizantes com base no balanço e diagnose nutricional.

Nicolás Ignacio Stahringer é argentino, fez graduação na Universidad Nacional del Nordeste na cidade de Corrientes – Argentina e mestrado e doutorado no DPS. No mestrado, foi orientado pelo professor Victor Hugo Alvarez V., também do DPS. O pesquisador estudou na UFV com bolsa do Programa Estudante Convênio de Pós-Graduação do Ministério de Relações Exteriores do Governo Federal Brasileiro. A pesquisa foi feita por meio de uma parceria entre o DPS, o Ministerio de la Producción da Província de Corrientes (Argentina) e as empresas florestais Pomera Maderas, EVASA, Zeni, MASISA e Bosques del Plata, com o apoio da Universidad Nacional del Nordeste (Argentina) e do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria.  Atualmente Nicolás é professor na Universidad San Francisco de Quito, Equador.

Em 2011, Diogo Mendes de Paiva, orientado pelo professor Reinaldo Cantarutti, e em 2015, José Aridiano Lima de Deus, também orientado pelo professor Júlio Neves, receberam a mesma premiação do IPNI.

Léa Medeiros