Notícias

DCI propõe Política de Comunicação Institucional da UFV com participação da comunidade

22/09/2017

.

Até o dia 11 de outubro, está disponível o texto da Política de Comunicação Institucional da UFV para consulta pública. No último dia 19, a Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) apresentou à comunidade acadêmica a minuta do documento, com participação dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, por meio de webconferência.

O evento contou com a presença do vice-reitor João Carlos Galvão, de pró-reitores, diretores de centros de ciências, servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da UFV. Para o diretor de Comunicação Institucional, professor Rennan  Mafra, a política irá representar um novo marco legal para a Universidade, que materializa os valores explicitados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Ao definir os seus públicos, ela vai dar voz institucional a todos os atores com os quais a instituição precisa dialogar”.

Palestra aborda importância da implantação da política

Para participar das discussões, foi convidada a professora Daniela Santiago Menezes, gestora executiva do projeto Governança da Política de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A professora ministrou a palestra Implantação de políticas de comunicação institucional em ambientes corporativos complexos.

Em sua apresentação, Daniela esclareceu que a comunicação institucional é uma orientação estratégica e que o principal desafio é conseguir construir contratos comunicativos, de modo a aproximar a instituição de seus públicos de uma maneira positiva. A reputação de qualquer organização depende da experiência, percepção e história. “Quanto mais complexo é um sistema de comunicação, maior é a necessidade de uma política de comunicação”, defende.

Ao explicitar os modelos de comunicação, a especialista mencionou que o público deve ser visto como interlocutor e que a instituição deve levar em conta três formas de comunicação: a interpessoal, a dirigida e a de massa. Ela também afirmou que, em uma instituição plural, não há um discurso único, mas é preciso buscar um alinhamento. Por fim, Daniela assegurou que a implantação da política permite um efeito pedagógico no direcionamento da comunicação institucional.

Vale lembrar que a Política será encaminhada ao Conselho Universitário (Consu), mas ainda é possível contribuir e propor melhorias na redação do documento. Basta acessar este formulário.

Divulgação Institucional

.

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial