UFV é segunda melhor de Minas e 13ª do país no Ranking Universitário da Folha de 2017

19/09/2017

A UFV é a segunda melhor Universidade de Minas Gerais e a 13ª do país de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2017, divulgado nesta segunda-feira (19), pelo jornal Folha de São Paulo. No ranking, o curso de Agronomia da UFV também foi considerado mais uma vez o melhor do Brasil.

A colocação nacional da UFV é a melhor desde a primeira edição do RUF, em 2012. Desde então, a Universidade já subiu nove posições. No âmbito estadual, a UFV ficou atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Outro dado que vale destacar é que, entre as 20 primeiras instituições de ensino superior, somente a UFV está localizada no interior mineiro, e, no âmbito nacional, além dela, só a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O RUF avaliou as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. As melhores classificações da UFV foram no ensino (12º), na pesquisa (13º) e na inovação (14º). Os dados que compõem os itens de avaliação do RUF são coletados em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos e do MEC, bem como em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Além do ranking nas Universidades, o RUF divulgou também a classificação dos cursos, na qual o curso de Agronomia mais uma vez foi considerado o melhor do país. Também se destacaram os cursos de Medicina Veterinária (4º), Nutrição (8º) e Engenharia Ambiental (9º). Essa avaliação abarcou 40 cursos de graduação com maior número de ingressantes no país (Censo do Ensino Superior 2015), com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha nos quesitos ensino e mercado.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, a classificação demonstra que a instituição foi bem avaliada justamente nos parâmetros relacionados à sua missão, especialmente no ensino. "Esse resultado se deve à melhoria das ações acadêmicas, à dedicação e compromisso de toda a comunidade universitária nos três campi, bem como ao investimento contínuo em infraestrutura".