Professor Roberto Ferreira de Novais recebe homenagem na abertura da VI Seagro

12/09/2017

Professor Roberto Ferreira de Novais

Teve início na tarde dessa segunda-feira (11), no campus Rio Paranaíba, a VI Seagro (Semana Acadêmica da Agronomia). Organizada pela Empresa Júnior do Curso de Agronomia (AgroJr), sua programação oferece palestras, minicursos e visitas técnicas que visam promover uma interação entre discentes, docentes e profissionais não acadêmicos.

Na abertura da VI Seagro, foi prestada uma homenagem ao professor Roberto Ferreira de Novais que há mais de meio século convive com o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Viçosa.

Em Viçosa, o professor Novais cursou o “Agrotécnico”, que veio dar lugar ao atual Colégio Universitário – COLUNI, e depois cursou Agronomia. Durante a graduação interessou-se pelos assuntos relativos aos solos e suas implicações para produção vegetal. Contratado como professor do Departamento de Solos da UFV em 1970, tornou-se pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente na área de fertilidade de solos. (Confira o currículo completo, clique aqui)

Em 2013, após completar 70 anos, professor Novais transferiu-se para o Campus UFV-Rio Paranaíba através do programa de “Bolsa de Professor Visitante Senior” da CAPES, permitindo que sua larga experiência e bagagem de conhecimentos fossem aproveitados durante os últimos quatro anos em um campus em crescimento.

A homenagem contou com depoimentos dos filhos, alunos, colegas, além da diretora-geral do campus Rio Paranaíba, professora Rejane Nascentes. Familiares acompanharam emocionados as homenagens prestadas ao professor Novais que agradeceu destacando “o grande valor de uma homenagem que surgiu da iniciativa do corpo discente do campus”.

Programação da VI Seagro, clique aqui.

Mais fotos, clique aqui.

Kerly Oliveira
Divulgação Institucional Campus Rio Paranaíba.

Membros da AgroJr