UFV abre inscrições para Escola de Altos Estudos em One Health

06/09/2017

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da Escola de Altos Estudos: One Health, One World. O curso será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV, entre os dias 6 a 14 de novembro, e as atividades acadêmicas ocorrerão na Coordenadoria de Educação a Distância da UFV (Cead). Serão oferecidas apenas cem vagas para pesquisadores da UFV e demais instituições interessadas. A confirmação das inscrições válidas será feita até 25 de outubro

A Escola de Altos Estudos (EAE) é uma modalidade de atividade acadêmica apoiada pela Capes na qual professores e pesquisadores renomados do exterior são convidados a contribuir com o desenvolvimento de pós-graduandos e pesquisadores em um tema específico. Considerando o projeto de cooperação internacional One Health, que a UFV estabeleceu com a Washington State University e University of Washington (www.onehealth.ufv.br) em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária propôs esse tema como o foco da EAE a CAPES.

Segundo o coordenador do Programa, Luís Nero, durante uma semana, os participantes terão aulas expositivas para atualização e aprofundamento no tema, estudos dirigidos, discussões e desenvolvimento de seminários sob a orientação dos professores e pesquisadores convidados que ficarão disponíveis para consultas. Ao final, haverá avaliação da participação dos alunos. O curso é registrado como disciplina de três créditos.

Ainda, segundo Luis Nero, a programação do curso prevê aulas presenciais com professores da Washington State University, University of Washington, University of Minnesotta e Colorado State University, além de aulas por vídeoconferência com professores de outras universidades americanas.

Podem participar do curso pesquisadores de Nutrição, Biologia Animal, Microbiologia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Zootecnia, Medicina e Ciências da Saúde em geral. O conceito de saúde unificada, ou One Health, preconiza que as saúdes humana, animal e ambiental devem ser tratadas como uma continuidade e não de forma isolada. Assim, a abordagem a questões de saúde deve ser preventiva e integrar diversas disciplinas, como Ciências da Terra, Biologia, e Ciências sociais.

Inscrições e mais informações no site do evento (http://www.eae.ufv.br/)

Léa Medeiros