IPC-Viçosa registra aumento no preço de combustíveis e inflação no mês de agosto

06/09/2017

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE), registrou inflação de 0,42% em agosto, valor superior ao verificado em julho (0,23%), indicando aceleração dos preços para o consumidor em Viçosa. A cesta básica também apresentou pequena elevação em agosto (0,12%), após três deflações consecutivas nos meses de maio, junho e julho.

Dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, três tiveram variações positivas: Transporte e Comunicação (3,61%); Vestuário (3,39%); e Educação e Despesas Pessoais (0,92%). Por outro lado, quatro grupos apresentaram as seguintes variações negativas: Artigos de Residência (-1,77%); Alimentação (-0,89%); Saúde e Cuidados Pessoais (-0,73%); e Habitação (-0,04%).

O grupo que mais contribuiu para o valor do IPC-Viçosa de agosto foi o de Transporte e Comunicação em função da elevação de preços verificada no item Transporte Particular (9,69%), no qual os produtos óleo diesel, gasolina e álcool tiveram seus preços médios aumentados, em respectivamente, 11,50%, 9,83% e 7,65%. Tal situação foi decorrência da elevação da alíquota dos impostos Programa Integração Social (Pis) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis promovido pelo governo federal a partir de julho de 2017.

O DEE acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis neste link.

Fonte: IPC-Viçosa