Departamentos de Engenharia Civil e Arquitetura são finalistas do prêmio BIM

05/09/2017

Os departamentos de Engenharia Civil (DEC) e de Arquitetura e Urbanismo (DAU) estão na fase final do prêmio BIM - Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, a maior premiação em gestão da construção do Brasil. Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o prêmio, que será entregue no dia 26 de outubro, tem o intuito de promover e incentivar a adoção da tecnologia BIM em empreendimentos, empresas e entidades públicas.

A UFV está participando na categoria Academia, com a disciplina Modelagem da Informação da Construção (CIV 480), que é oferecida em parceria entre o DAU e o DEC, para os estudantes de Arquitetura e de Engenharia Civil. Diretamente envolvidos com a a iniciativa, os professores Kleos Magalhães Lenz Cesar Junior, do DEC, e Douglas Lopes de Souza, do DAU, acreditam que a disciplina é “um diferencial ímpar em todo o Brasil”. Com ela, é possível ter uma integração das profissões de arquiteto e engenheiro civil, em que os estudantes buscam modelar todos os sistemas que constituem um edifício, por meio da tecnologia BIM.

A disciplina é dividida em etapas: na primeira são formados grupos que trabalham com especializações, já na segunda, um estudante de cada grupo forma um novo time para desenvolver um modelo único de um edifício projetado por eles mesmos. De acordo com os professores, a tecnologia proporcionada pela utilização da BIM é muito importante para a mudança no setor de construção civil, já que é possível ter um projeto mais eficiente e com uma possibilidade de controlar mais os resultados, tanto na fase de elaboração quanto na fase de construção e avaliação do edifício.

Para eles, concorrer ao prêmio significa inserir a UFV em um processo de tecnologias de ponta no setor da construção civil, proporcionando aos alunos envolvidos a chance de experimentar um modelo de produção que poucas universidades brasileiras oferecem. Os professores estão avaliando agora parcerias internas na UFV, para promover o contato dos estudantes com mais áreas de atuação em um ambiente multidisciplinar, e também com outras instituições para ampliar a interação dos alunos em um projeto on-line, que integre docentes de diferentes áreas de pesquisa e conteúdos e abarque mais setores da construção civil.