UFV atinge excelência na avaliação do Enade 2016

04/09/2017

A UFV mais uma vez demonstrou sua excelência no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Na avaliação realizada em 2016, que envolveu 11 cursos da Universidade, todos ficaram acima da média nacional: seis conquistaram conceito máximo – Agronomia (Viçosa e Florestal), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição – e cinco obtiveram nota 4 – Educação Física (bacharelado), Zootecnia, Gestão Ambiental (campus Florestal), Agronomia e Nutrição (Rio Paranaíba). Além disso, o curso de Medicina da UFV foi o único a conquistar o conceito máximo em Minas Gerais e alcançou a melhor média geral do país.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira (1º). Participaram desta edição do Enade 195.757 estudantes concluintes do ensino superior em 2016, de 997 instituições de Ensino Superior e de 4.300 cursos nas áreas de Saúde, Ciências Agrárias, Ambiente, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Segurança. Apenas 6% dos cursos avaliados no Enade em 2016 atingiram conceito máximo na prova.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, destacou que a notícia do desempenho dos cursos avaliados foi recebida com muita satisfação pela Universidade, já que todos os cursos dos três campi avaliados estão dentro da área de excelência, com conceitos 4 e 5, “resultado, principalmente do comprometimento e dedicação dos três segmentos que fazem parte da instituição: professores, servidores técnico-administrativos e estudantes”. Ela também apontou que os dados da avaliação são reflexo da busca da UFV pela oferta da melhor infraestrutura possível e de condições adequadas para que os estudantes permaneçam com qualidade nos campi da Universidade durante a trajetória acadêmica.

Para a diretora do campus Rio Paranaíba, Rejane Nascentes, o desempenho dos estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição, com o conceito 4, “prova que a UFV multicampi é uma realidade que funciona”. Segundo a diretora, é motivo de orgulho um campus recente, com apenas 11 anos e com todas as dificuldades orçamentárias enfrentadas, conseguir oferecer cursos com qualidade no ensino. De acordo com o diretor do campus Florestal, Marco Antônio de Oliveira, o conceito máximo do curso de Agronomia e a nota 4 obtida no curso Gestão Ambiental é fruto de um trabalho em equipe, que vem sendo realizado pelos servidores e alunos, e representa “uma conquista conjunta da UFV, na sua estrutura multicampi”, ao demonstrar que a qualidade dos cursos superiores da Universidade se mantém nos três campi da instituição.