Campus Rio Paranaiba

Evaldo Vilela abre o I Simpósio de Integração da Pós-Graduação no Campus Rio Paranaíba

04/09/2017

Teve início na manhã desta segunda-feira (4) o I Simpósio de Integração da Pós-Graduação UFV Campus Rio Paranaíba,  com a temática: A Química na Produção Vegetal. Esse I Simpósio de Integração e´resultado da união do  III Simpósio do Mestrado Acadêmico em Agronomia-Produção Vegetal e do I Simpósio do Mestrado Acadêmico Multicêntrico em Química que, segundo a organização do evento, busca unificar e fortalecer os programas pós-graduação do campus Rio Paranaíba.

A abertura do evento contou com as presenças da Diretora-Geral do Campus Rio Paranaíba, professora Rejane Nascentes; do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, professor Luiz Alexandre Peternelli; da Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Paranaíba, professora Líllian do Nascimento Gambi ; além do coordenador do evento, professor Willian Rodrigues Macedo e o coordenador do  Mestrado Acadêmico Multicêntrico em Química , professor Pablo Damasceno Borges

O professor Evaldo Vilela, Presidente da FAPEMIG, proferiu a palestra de abertura do evento com o tema “Ciência em Minas e no Brasil ”.

Sobre Evaldo Vilela

Evaldo Ferreira Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas e do Conselho Científico do UNESCO-HIDROEX Centro de Excelência em Águas.

Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014). (disponível em http://www.fapemig.br/quem-e-quem)

Programação do evento, clique aqui.

Mais fotos clique aqui.

Divulgação Institucional Campus Rio Paranaíba