UFV recebe representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para troca de experiências

31/08/2017

.

A UFV recebeu a visita de representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) nesta segunda (28) e terça-feira (29). O intercâmbio institucional teve como objetivo a troca de experiências entre as universidades nas áreas de Agroecologia, Economia Popular Solidária, Educação Popular, dentre outras.

Fizeram parte da comitiva dos visitantes o reitor da UFRRJ, Ricardo Luiz Louro Berbara; Gabriela Rizo, pró-reitora adjunta de extensão; Márcio Albuquerque Vianna,
do Núcleo de Desenvolvimento Territorial; Sérgio Vieira, assessor de Desenvolvimento Sustentável; Josane Maria Resende Saggin, do Programa de Extensão Universitária; Gustavo Trindade Fagundes, do Grupo de Agricultura Ecológica; e Lia Maria Teixeira, Valéria Tolentino e Shirlene Alves Barbosa, da assessoria de Desenvolvimento Social da Terra.

Os visitantes participaram de uma reunião com a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares e com a Pró-Reitoria de Administração, Leiza Granzinolli, com o objetivo de trocar experiências em relação aos desafios para viabilizar a manutenção dos seus campi e das parcerias público-privadas, além de alternativas para manter as atividades acadêmicas e administrativas nesse momento de contingenciamento de recursos federais.

Eles conheceram também os grupos Saúde Integral em Permacultura (Sauipe), do Projeto Estudo e Prática Agroflorestal (Apeti) e do Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica (GAO), para entender sobre a organização desses movimentos agroecológicos na UFV, e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), onde tiveram oportunidade de ter contato com alguns projetos e inciativas de economia popular solidária.

A comitiva participou ainda de uma edição especial do projeto Café com Agroecologia e de visitas guiadas ao Museu de Ciências da Terra, à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) e ao Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), além de uma reunião com a diretoria da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

De acordo com o reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, a UFV é a universidade com o maior número de projetos em comum com a UFRRJ, com muitos professores egressos de lá atuando aqui e vice-versa. Além disso, segundo ele, as universidade
s se desenvolveram juntas e compartilharam muitas experiências nas áreas de Agronomia, Floresta e Pecuária. O reitor ainda destacou que a UFV, assim como a UFRRJ, tem a área de Agroecologia bastante desenvolvida e com uma vinculação grande com a agricultura familiar do seu entorno, e que “é sempre um momento de muito enriquecimento, essa troca de experiências".

Débora Medici (estagiária)
Fotos: Daniel Sotto Maior