Agronomia celebra seus 91 anos com homenagens

31/08/2017

.

Para celebrar o aniversário do primeiro curso da UFV, foi realizada na noite desta quarta-feira (30) uma solenidade dos 91 anos da Agronomia na Universidade. O evento reuniu, no auditório do Espaço-Adêmico Fernando Sabino, professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e personalidades que contribuíram para a história do curso.

Foram homenageados quatro professores (fotos abaixo) que se destacaram durante os anos de serviço na instituição: Flávio Augusto D’Araújo Couto, que iniciou o magistério na UFV em 1951, onde permaneceu até 1971, sendo orientador da primeira tese, em Ciências Agrárias defendida no Brasil; José Ferreira de Paula, que lecionou na Universidade entre 1970 a 1986 e recebeu a homenagem do Departamento de Fitotecnia (DFT); Murilo Carvalho, que atuou na UFV de 1961 a 2007 e foi lembrado pelo Departamento de Fitopatologia (DFP); e Sérvulo Batista de Rezende, professor da instituição de 1960 a 1990, homenageado pelo Departamento de Solos (DPS).

O presidente da Comissão Organizadora dos 91 anos da Agronomia e chefe do DFT, Derly José Henriques da Silva, destacou que a história do curso é “de comprometimento e trabalho em conjunto, com muito pioneirismo e brilhantismo”. O coordenador do curso de Agronomia, Moacil Alves de Souza, definiu a solenidade como "um momento ímpar que dá espaço para mostrar a grandeza do curso" que hoje conta com 1.200 alunos, número que representa 10% dos estudantes matriculados na instituição, e oferece anualmente 210 vagas, com corpo docente qualificado e integração com 25 departamentos.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira, lembrou que Agronomia é responsável por grande parte dos avanços do país e que cada vez mais o profissional da área será requisitado devido à necessidade de uma produção alimentar em grande escala e sustentável.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, as homenagens realizadas durante o evento demonstram o quanto o curso de Agronomia caminhou e avançou não só em números, como também em projetos pedagógicos. Ela afirmou que os homenageados são pessoas que construíram a história da UFV com ética e que servem de exemplo para mostrar o quanto é importante apoiar a educação superior no país.

Além das homenagens e pronunciamentos, foram oferecidas no evento palestras sobre Agricultura de Montanhas, ministradas pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli e pelo ex-aluno da UFV e ex-secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho. Confira mais fotos da solenidade neste link.

Programação dos 91 anos da Agronomia

A programação comemorativa conta ainda com a exposição obre os 91 anos da Agronomia, aberta à visitação até 8 de setembro, no hall do Edifício Sylvio Starling Brandão, e com a Agronomíadas, evento esportivo voltado para todos os estudantes e servidores ligados ao curso, com jogos de futsal, vôlei, peteca, tênis de mesa e basquete, que acontecerão a partir desta terça-feira (29), no Ginásio do Departamento de Educação Física.

A iniciativa é uma realização dos departamentos de Fitopatologia, Fitotecnia e Solos, com o apoio da UFV, do Centro de Ciências Agrárias, da Associação Atlética Acadêmica das Engenharias e da Agroplan.

Sabrina Areias
Fotos: Daniel Sotto Maior