Aniversário de 91 anos da UFV é marcado por homenagens a servidores

30/08/2017

Na noite dessa segunda-feira (28), foram celebrados os 91 anos da Universidade Federal de Viçosa. A cerimônia, que aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, teve início com a apresentação do Coral Madrigal, regido pelo maestro da UFV Ciro Tabet. O repertório de músicas sacras encantaram o público. O evento reuniu professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares dos homenageados da noite.

Como anualmente acontece, a celebração foi marcada pela entrega das Medalhas Bello Lisboa e José Valentino da Cruz, respectivamente, para professores e servidores técnico-administrativos com 25 e 30 anos de serviço, e da Medalha Peter Henry Rolfs, concedida a quatro pessoas de destaque em suas áreas de atuação.

Os vencedores das medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs concedidas em 2017 foram:

Ao todo, 34 professores foram agraciados com a Medalha Bello Lisboa. O professor Derly José Henriques da Silva falou em nome dos homenageados. A Medalha José Valentino da Cruz (Candinho) foi entregue a 74 servidores, sendo 14 mulheres agraciadas pelos 25 anos de serviço ininterruptos e 58 homens, pelos 30 anos de efetiva dedicação. A representante foi a servidora Nicolina Marcelina Cardoso.

A mesa diretora foi composta por autoridades da Administração Superior da Universidade, bem como do município de Viçosa, como o juiz federal da Subseção de Viçosa Rafael Araújo Torres, o vice-prefeito Arnaldo Dias de Andrade e o presidente da Câmara Municipal de Viçosa, o vereador Helder Evangelista. Também compôs a mesa o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Ricardo Luiz Berbara, que estava em comitiva para uma visita à UFV.

A reitora Nilda de Fátima Soares destacou que a trajetória de 91 anos da Universidade representa o início de uma caminhada e é importante reconhecer  o trabalho daqueles que se dedicam à UFV. A reitora agradeceu também os parceiros e ressaltou a alegria de a Universidade ser hoje uma instituição multicampi, que busca se pautar sempre pela justiça e inclusão social.

As fotos da solenidade podem ser conferidas neste link. Os depoimentos dos homenageados com as medalhas estão disponíveis no canal da UFV.