CAp-Coluni divulga edital do Exame de Seleção 2018

18/08/2017

Já estão abertas as inscrições para o exame de seleção de 2018 do Colégio de Aplicação de UFV (CAp-Coluni). Serão oferecidas 150 vagas, exclusivamente, para a 1ª série do Ensino Médio, preenchidas pela ordem de classificação, conforme o edital. As provas serão realizadas no dia 26 de novembro, das 8h às 13h, em Viçosa.

Os candidatos podem se inscrever até as 18h do dia 2 de outubro pelo site http://www.coluni.ufv.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00. O candidato poderá solicitar a isenção do pagamento no ato da inscrição até 11 de setembro, fornecendo o seu Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de acordo com as normas do edital. É concedido ainda desconto na taxa de inscrição aos dependentes de servidores da UFV, mediante solicitação realizada durante a inscrição no site e por meio do preenchimento de formulário eletrônico, também até 11 de setembro.

A novidade desta edição é que, para igualar as oportunidades de ingresso no CAp-Coluni, a UFV aumentou de 15 para 20% o bônus na pontuação, tanto das provas objetivas quanto da Produção Textual, dos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental, até o nono ano, em escolas públicas brasileiras. Para obter este bônus sobre a pontuação no exame, o candidato deverá solicitá-lo em formulário espefico, marcando os campos adequados e enviando a declaração gerada no sistema, devidamente assinada para o CAp-Coluni, até 2 de outubro (data da postagem nos Correios).

Vale destacar que não poderão solicitar o bônus os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas privadas parte do ensino fundamental, mesmo que tenham obtido bolsas de estudo parcial ou integral. As declarações de frequência em escolas públicas serão criteriosamente avaliadas pela Comissão Especial, conforme o edital, incluindo a possibilidade de denúncia via ouvidoria da UFV. A constatação de prestação de informação falsa pelo candidato implicará em cancelamento da matrícula.

Mais informações sobre o Exame de Seleção de 2018 podem ser obtidas no edital, no calendário geral e conteúdo programático, disponíveis no site do CAp-Coluni, e ainda pelo telefone (31) 3899-2663 ou pelo fax (31) 3899-2496 e pelo e-mail examecoluni@ufv.br.

Sobre o CAp-Coluni

O CAp-Coluni é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa destinado à formação de alunos de ensino médio, bem como à formação dos futuros profissionais da educação das licenciaturas da UFV.

Para a diretora do Colégio, professora Renata Pires Gonçalves, o comprometimento de toda a equipe escolar é o diferencial qualitativo para o trabalho que a escola desenvolve, culminando nos resultados obtidos nos últimos anos e na satisfação dos estudantes e comunidade.

Saiba mais sobre o CAp-Coluni neste vídeo.