Programa Memória Viva UFV entrevista o ex-aluno Eliseu Alves, Doutor Honoris Causa da instituição

17/08/2017

O ex-estudante da UFV Eliseu Roberto de Andrade Alves recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade, em maio de 2017. Aproveitando a homenagem, a Diretoria de Comunicação Institucional entrevistou o doutor para a quinta edição do programa Memória Viva UFV.

Eliseu Alves se formou engenheiro agrônomo pela UFV em 1954, com mestrado e doutorado em Economia Agrícola pela Purdue University (Estados Unidos). Com mais de 62 anos de atuação profissional, ele contribuiu para consolidar o serviço de extensão rural em Minas Gerais e no Brasil, além de ter sido um participante ativo no grupo que reformulou o setor de pesquisa do Ministério da Agricultura, na década de 1970, chegando a ser diretor e presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No programa, o ex-aluno conta um pouco da história da extensão rural brasileira e da criação da Embrapa e sua atuação como diretor e presidente. Além de relatar como foi estudar na instituição e viver em Viçosa na década de 1950.

O programa está disponível no canal da UFV no Youtube. As outras edições do Memória Viva UFV também estão no canal e trazem entrevistas com o professor Flávio Couto; o filho do engenheiro Bello Lisboa, João Maria Bello Lisboa; o ex-aluno Lúcio Roscoe Cardinali; além de relatos sobre a construção e o começo da UFV.

A entrevista com Doutor Eliseu também pode ser conferida neste link.