Novo chefe do Departamento de Ciências Sociais é empossado

15/08/2017

A reitora entregou o termo de posse ao professor Jeferson

O professor Jeferson Boechat Soares tomou posse como chefe do Departamento de Ciências Sociais (DCS) na tarde desta segunda-feira (14). A cerimônia aconteceu no edifício do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes II (CCH II), e contou com a presença de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e amigos do novo chefe, que assume a função ocupada pelo professor Marcelo José Oliveira. A cerimônia foi presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que ocupou a mesa central junto com a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Floresta; o secretário de Órgãos Colegiados (SOC), José Henrique de Oliveira e os professores Marcelo e Jeferson.

Jeferson Boechat, docente da UFV desde 1992, iniciou sua fala citando os artigos 39 e 40 do regimento geral da Universidade, ressaltando que sua função é pensar institucionalmente, e fez a ressalva de que o protagonismo no departamento pertence ao colegiado. Fez menções especiais às professoras Maria de Fátima Lopes e Nádia Dutra de Sousa, destacando as carreiras e condutas como exemplo para se seguir no departamento, que demonstraram como é “possível reorientar, refazer, e empoderar carreiras profissionais”. O novo chefe do DCS destacou, ainda, o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), visto por ele como uma “política inclusiva que excede qualquer perspectiva político-partidária”.

Para o antecessor, o professor Marcelo José Oliveira, os dois anos de gestão à frente do Departamento foram tranquilos devido, sobretudo, à equipe que esteve ao seu lado. Ele disse que construiu relações importantes, lembrando dos percalços que serviram para fortalecer o grupo e pensar o coletivo dentro de um projeto de trabalho que agregasse diferentes opiniões e perspectivas. Agradeceu especialmente à professora Nádia, sua antecessora, e ao professor Jeferson pelo apoio constante.

A diretora do CCH, Maria das Graças Floresta, elogiou o chefe anterior e desejou sucesso ao professor Jeferson. A reitora Nilda Soares agradeceu ao professor Marcelo pela disposição que teve à frente da chefia e por mais um trabalho que favoreceu o diálogo e a diversidade na Universidade. Ela desejou um bom mandato ao professor Jeferson, destacando a importância da atuação em conjunto em momentos de desafio, referindo-se ao momento político nacional, e colocando-se à disposição para promoverem uma gestão parceira.

Rodrigo Cupertino - estagiário
Fotos: Daniel Sotto Maior