I Conferência de Vigilância em Saúde de Viçosa tem participação de professores e estudantes da UFV

14/08/2017

Nesta quinta-feira (17), será realizada a I Conferência de Vigilância em Saúde de Viçosa. A iniciativa, que tem o objetivo de propor diretrizes para a Política Municipal de Vigilância em Saúde, foi convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A UFV também está apoiando o evento, com a participação de estudantes do curso de Enfermagem na organização da conferência, e de docentes de diferentes departamentos, responsáveis pelo debate dos temas propostos pelo Conselho Nacional de Saúde.

A professora do Departamento de Medicina e Enfermagem, Deíse Moura de Oliveira, integra a comissão organizadora da conferência e é representante da Universidade no Conselho Municipal de Saúde.

A conferência é aberta a toda a comunidade e, trata-se de um espaço para debater e levantar propostas que serão conduzidas às instâncias estadual e nacional, por meio das conferências estaduais e nacional de Vigilância em Saúde, que irão acontecer em setembro e novembro deste ano, respectivamente. O encontro oferecerá certificado de participação e ocorrerá, das 8h às 17h, no Salão Nobre do Colégio Viçosa.

A temática central será Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro, que se desdobrará nos seguintes subeixos: O lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde; e Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em Saúde.

Fonte: Deíse Moura