Prefeito de província do Peru visita a UFV em busca de parcerias voltadas ao meio ambiente

11/08/2017

No registro, Juan Esteban, Alfredo Huertas, José Rogério e José Hilario

Na tarde desta quinta-feira (10), o chefe de gabinete da Reitoria, José Rogério de Oliveira, recebeu a visita do prefeito da província de Cajabamba (Peru), José Marcelo Gamboa Hilario, e do gerente de Meio Ambiente de Cajabamba, Juan Bautista Romero Esteban. O encontro foi mediado pelo professor do Departamento de Biologia Animal (DBA), Alfredo Goicochea Huertas.

Os representantes peruanos vieram à Universidade em busca de possibilidades de parcerias voltadas, especialmente, para solucionar problemas referentes ao meio ambiente. Eles também se informaram sobre o que se tem sido feito na Universidade quanto ao manejo do lixo, sólido e líquido, bem como às novidades no campo de melhoramento genético de plantas e animais.

Durante o encontro, foi proposta ainda a viabilidade de intercâmbio entre as cidades de Viçosa e Cajabamba, e a possibilidade de bolsas de estudos para estudantes cajabambinos. Os visitantes também mostraram interesse na importação de mão de obra qualificada de professores para trabalhar em Cajabamba por uma temporada.

Os cajabambinos presentearam o chefe de gabinete com um adorno típico de Cajabamba e uma bolsa utilizada pelos camponeses peruanos para carregar a folha de coca, além de uma bolsa customizada para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. José Rogério, em contrapartida, presenteou os visitantes com uma edição da revista comemorativa dos 90 anos da UFV.

Rodrigo Cupertino - estágiário