UFV é homenageada por associação de fornecedores de cana-de-açúcar de Campo Florido

11/08/2017

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, recebeu nesta quinta-feira (10) uma homenagem da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo), durante a realização da 9ª edição do evento Canacampo Tech Show - A Energia do Nosso Agronegócio, em Campo Florido (MG). A homenagem foi concedida devido ao trabalho da UFV na área de educação e desenvolvimento do país e pelo apoio ao desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar.

O evento acontece com mostras de equipamentos e tecnologias, e a Universidade estava presente na mostra, com o Departamento de Fitotecnia (DFT), que desenvolve uma pesquisa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar (PMGCA), em parceria com a Canacampo. Os experimentos do programa nas terras dos produtores da associação têm sido conduzidos pela equipe técnica da Central de Pesquisa, Experimentação e Extensão do Triângulo Mineiro (Cepet).

Além da reitora, foram homenageados no evento Paulo Piau, prefeito de Uberaba e ex-aluno da UFV; Antônio do Carmo Neves, superintendente do Senar/MG e ex-aluno da UFV; José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, secretário da Fazenda do estado de Minas Gerais; Olavo Machado Júnior, presidente da Fiemg, dentre outros.

O programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar

A UFV integra a Rede Interuniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) juntamente com outras nove universidades federais. As variedades produzidas pela rede ocupam mais de 60% da área cultivada com cana-de-açúcar no Brasil, com destaque para a variedade produzida pela UFV, que representa 24,6% da área total.

A reitora Nilda Soares é a atual presidente da Ridesa e o professor Márcio Henrique Pereira Barbosa, do DFT, é o atual coordenador técnico da Rede.