Time Enactus do campus Rio Paranaíba é premiado em evento nacional

26/07/2017

Foto: Thiago Amorim

Durante o Enactus Brasil, realizado no Centro de Convenções Sulamérica, do Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de julho, aconteceu a premiação do Campeonato Nacional Enactus Brasil, oportunidade que os times têm para mostrar seus projetos, talentos e realizações empreendedoras. O Time Enactus do campus Rio Paranaíba (CRP), que entre 2016 e 2017 participou do Edital da Aceleração de Projetos Enactus da Walmart para Empoderamento Econômico Feminino, foi classificado em 2º lugar e recebeu a premiação de 2 mil dólares por todos os resultados de destaque atingidos através do Projeto Mulheres de Chaves.

O projeto propõe aumentar o alcance das vendas de produtoras de artigos manufaturados, assim como o reconhecimento regional de seus produtos. No mês de julho, ele chegou a ser destaque na mídia (clique aqui). A líder do projeto, estudante de Engenharia Civil Anna Sara, comemora a premiação e ressalta que “a importância de ganhar o prêmio vai além da quantia em dinheiro", demonstra que estão sendo "dados os passos certos" e "leva todos a se dedicarem e se empenharem cada vez mais, para que se possa alcançar todos os objetivos propostos e levar o nome das Mulheres de Chaves cada vez mais longe.”

Ainda durante o Evento Nacional Enactus Brasil, foi realizado o II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil – um encontro interdisciplinar de Empreendedorismo Social. O estudante Cláudio Ivo apresentou no  simpósio o artigo Por que os jovens trabalham, voluntariamente? Concepção e Implantação de Programas Educacionais no Time Enactus UFV-CRP, sob a orientação da professora Raquel Menezes. Para Cláudio Ivo, “essa foi uma importante oportunidade de absorção e troca experiências entre os times do Brasil, no que tange as inovações sociais e científicas”.

Raquel Menezes, coordenadora do Time Enactus UFV-CRP, avalia a participação da equipe do campus Rio Paranaíba como "excepcional". Segundo a professora, "a Enactus tem crescido muito no país, e levado muita esperança de desenvolvimento para cidades e comunidades de 22 estados da federação. Os projetos desenvolvidos pelos mais de 70 times universitários possibilitam promover o empreendedorismo social, o empoderamento de pessoas e a aplicação das tecnologias desenvolvidas nas universidades". Ela ainda avalia que "sustentabilidade, inovação e empreendedorismo serão fundamentais para promover o desenvolvimento mundial daqui em diante" e  que "os alunos que participam dos times Enactus, além de promoverem a transformação de vidas, desenvolvem competências como liderança, trabalho em equipe e comprometimento, fundamentais para suas carreiras profissionais".

Especificamente sobre as mulheres de Chaves, que acompanharam o projeto, Raquel notou que elas "sentiram-se valorizadas e puderam vislumbrar inúmeras oportunidades para ampliar a atuação do Time Enactus UFV-CRP na comunidade.” Em uma visão geral, a professora acredita que “a Enactus promove uma integração entre ensino, pesquisa e extensão, pois possibilita aplicar a tecnologia e inovação gerada por meio das pesquisas nas universidades, junto às comunidades nas quais os projetos são desenvolvidos.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFV-CRP aqui.

Kerly Oliveira I Fotos:Acervo Time Enactus UFV-CRP
Comunicação Institucional do Campus Rio Paranaíba