UFV participa da Reunião Anual da SBPC

19/07/2017

A Universidade Federal de Viçosa está marcando presença na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começou no dia 16 e irá até 22 de julho, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte (MG). O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) da UFV está participando do evento com um estande na Tenda SBPC Jovem, despertando a curiosidade e o interesse para o conhecimento de rochas, solos e minerais. Em cada dia da exposição, cerca de 150 pessoas estão visitando o espaço do MCTAD, que é coordenado pela professora do Departamento de Solos Cristine Carole Mugler.

A SBPC Jovem é realizada paralelamente à programação científica da Reunião Anual desde 1993. Destinada a estudantes do ensino básico, a iniciativa promove atividades que estimulam o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, a fim de despertar vocações e incentivar pesquisas nas escolas, buscando, assim, o interesse de crianças e jovens pelo universo científico, tecnológico e de inovação.

No estande do MCTAD, as crianças e adolescentes aprendem como os solos são formados a partir dos minerais e como se transformam ao longo do tempo. Os visitantes também conhecem algumas características dos solos e como participam dos ciclos de carbono e nitrogênio. As tintas, feitas com diferentes tipos desses solos, também viram brincadeira lúdica, assim como tema de um minicurso oferecido durante toda a semana.

A jornalista da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV Léa Medeiros também ofereceu um minicurso de Divulgação Científica na Reunião, representando a Rede Mineira de Comunicação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Divulgação Científica