Toma posse o novo diretor geral do campus Florestal

14/07/2017

Mesa que presidiu a cerimônia de posse

Tomou posse, no último dia 10, em cerimônia solene realizada no Salão Nobre do Prédio Principal do Campus UFV-Florestal (CAF), o novo diretor geral do campus, professor Marco Antônio de Oliveira, eleito pela comunidade universitária no dia 30 de maio, para o quadriênio 2017-2021, com 95,17% dos votos válidos.

O professor Marco Antônio de Oliveira nasceu em São Tiago-MG. É engenheiro florestal graduado pela Universidade Federal de Viçosa em 1992, onde também cursou o mestrado e o doutorado em Entomologia. Ele iniciou sua carreira acadêmica como professor visitante na Universidade Federal do Acre (UFAC) e, antes de substituir o professor Antônio Cézar Pereira Calil na direção geral do CAF/UFV, atuava como diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição.

A cerimônia de posse do novo diretor geral do campus foi presidida pela reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, que compôs a mesa de abertura dos trabalhos juntamente com o vice-reitor, João Carlos Cardoso Galvão; a secretária de Órgãos Colegiados ad hoc do CAF, Luana Paulina Miranda; o ex-diretor geral do CAF, Antônio Cézar Pereira Calil; a diretora geral do Campus UFV/Rio Paranaíba, Rejane Nascentes; e o vice-prefeito municipal de Florestal, Paulo Roberto Martins Passos.

Também fizeram parte da Tribuna de Honra várias autoridades acadêmicas, civis e militares, dentre elas diretores de centros e institutos acadêmicos de Florestal e Rio Paranaíba, representantes de entidades sindicais, prefeitos e ex-prefeitos de municípios vizinhos, comandantes de destacamentos militares e representantes de órgãos públicos e privados, além de membros do Conselho Acadêmico e Administrativo, dos coordenadores dos Programas dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, servidores efetivos e terceirizados e estudantes do CAF.

Após a execução do Hino Nacional, a secretária de Órgãos Colegiados, Luana Paulina Miranda, procedeu a leitura do Termo de Posse nº 719/2017 do professor Marco Antônio de Oliveira, que foi recebido pela reitora, assinou o Termo de Posse e ocupou seu lugar à mesa. Em seguida, a secretária foi convidada a entregar uma placa em homenagem ao ex-diretor geral do CAF, professor Antônio Calil, como forma de reconhecimento e gratidão pelo seu trabalho de crescimento e consolidação do campus Florestal em todas as gestões em que atuou.

Em seu discurso de agradecimento, o professor Antônio Calil disse que trabalhou no limite da sua capacidade de trabalho, visando ao engrandecimento do campos. Ele agradeceu a todos que lhe ajudaram durante suas gestões, principalmente aos servidores terceirizados e, em especial, ao administrador Rogério Duarte Torres, cuja dedicação foi de fundamental importância para a área administrativo-financeira do CAF.

Por sua vez, ao ser convidado a fazer seu pronunciamento, o professor Marco Antônio de Oliveira, agradeceu, primeiramente, a toda a comunidade universitária que o elegeu para administrar o campus com uma aprovação de mais de 95% dos votos válidos. Após fazer uma breve retrospectiva do início da sua vida acadêmica, salientando a importância da UFV e de sua orientadora na sua formação profissional, o novo diretor geral do CAF lembrou os desafios que terá que enfrentar e que, para isso, montou uma equipe de diretores motivada e dinâmica, aberta ao diálogo e às mudanças que o crescimento do campus impõe, tendo como meta principal a melhoria do Ensino, Pesquisa e Extensão, trilogia registrada da UFV. Marco Antônio finalizou seu discurso agradecendo o apoio do professor Antônio Calil e manifestou o desejo de contar também com o apoio da atual administração superior da UFV, principalmente da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.

Ao término do pronunciamento do professor Marco Antônio, a secretária Luana Miranda fez a leitura do termo de posse dos novos diretores do CAF que foram empossados pela reitora e pelo novo diretor geral. São eles: administrador Elias Vasconcelos de Rezende (diretor de Assuntos Comunitários), administradora Daniella da Costa Alvim (diretora Administrativo-Financeira), professor Eduardo França Castro (diretor de Ensino), professor Wanderson Ferreira de Souza (diretor de Extensão e Cultura) e professor Diego Antônio de Freitas França (diretor de Pesquisa e Pós-Graduação).

Encerrando a cerimônia, a reitora Nilda Soares agradeceu a comunidade universitária do Campus Florestal e a todos que ajudaram a desenvolver o campus universitário. Ela salientou que a conjuntura política atual traz enormes desafios e incertezas, mas que os três campi da UFV fazem a diferença entre as 63 instituições federais de ensino do País. Finalizou agradecendo particularmente ao professor Antônio Cézar Pereira Calil e a sua equipe pelo excelente nível em que se encontra o Campus Florestal. As fotos anexadas na notícia trazem os principais registros da cerimônia. Confira outras imagens do evento clicando no anexo abaixo.

Fernando Faria
Comunicação Institucional do Campus Florestal

Prof. Marco Antônio e os novos diretores do CAF/UFV

O novo diretor geral do CAF/UFV assina o Termo de Posse