Troca de Saberes aborda resistência e liberdade em terras e territórios

13/07/2017

Sob uma tenda montada no gramado em frente ao Edifício Arthur Bernardes, será realizada a nona edição da Troca de Saberes que terá como tema Diálogos das diversidades: Resistência e liberdade em nossas terras e territórios. As atividades têm início nesta sexta-feira (14) e vão até o dia 17 de julho. A Troca de Saberes é uma oportunidade de apresentar, socializar e discutir experiências cotidianas, conhecimentos tradicionais e práticas de sucesso na pequena produção. A expectativa dos organizadores é superar o número de participantes da edição anterior, que reuniu cerca de 780 pessoas.

O credenciamento e a hospedagem dos participantes serão realizados na sexta-feira e a abertura do evento, que acontece na manhã do sábado (15), irá contar com a participação dos alunos da Licenciatura em Educação do Campo (Licena). Às 18h, acontecerá uma roda de capoeira. As rodas de conversas estão sendo chamadas, neste ano, de peneiras culturais pedagógicas, que são momentos de conversas sobre a experiência no próprio evento, promovendo diálogos com os movimentos sociais sobre a vivência e aprendizado adquiridos.

As instalações artístico-pedagógicas, que irão acontecer no sábado (15) à tarde e na segunda-feira (17) de manhã, foram organizadas com base na temática, a partir de quatro rotas: da Resistência, da Diversidade, da Terra e do Território. De acordo com a integrante da Comissão de Metodologia, Arte, Cultura e Cidadania, Amanda Salustiano, estudante do curso de Dança da UFV, ao se inscrever em uma das rotas, o participante acompanha todas as instalações relacionadas ao tema.

No domingo (16), acontece a tradicional Troca de Sementes e a Mesa da Partilha, onde será realizada uma conversa sobre arte e natureza morta e também uma apresentação do grupo Micorrizas. O dia será marcado por apresentações culturais dos movimentos populares da região, além de um momento de troca de informações sobre a história e estratégias desses grupos.

De acordo com um dos organizadores da Troca, Willer Araújo Barbosa, professor do Departamento de Educação da UFV, o evento tem se tornado cada vez mais conhecido na esfera da agroecologia, com articulação dos núcleos e grupos de todo o país.

Para dar um gostinho do que acontece durante a Troca de Saberes, o índio Daua, da tribo puri, estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo, fez uma homenagem ao seu povo com a canção “Ho Tivuli Opeh”, que significa “Oh, grande estrela sol”.

Outras informações sobre a Troca podem ser acompanhadas pela página do evento no Facebook.