Departamento de História firma convênio para restaurar acervo histórico de Viçosa

28/06/2017

A UFV firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Viçosa para a identificação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura Municipal de Viçosa. A iniciativa, que envolve o Departamento de História (DHI), o Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e a Biblioteca Central (BBT), será realizada sob a coordenação do Professor Jonas Marçal de Queiroz, do DHI. Participarão das atividades vários integrantes da comunidade acadêmica, como alunos de graduação e de pós-graduação, e servidores técnico-administrativos.
O trabalho consistirá em avaliar o estado de livros e documentos, promovendo ações de restauração para aqueles que necessitam deste tipo de intervenção. Em seguida, eles serão identificados e classificados. No caso dos documentos, o objetivo é criar um arquivo permanente para a Secretaria Municipal, facilitando suas rotinas diárias e, ao mesmo tempo, possibilitando aos usuários a consulta dos documentos públicos ali disponíveis. Quanto aos livros, a expectativa é devolvê-los em perfeitas condições de uso à Biblioteca Municipal para os estudantes de Viçosa e demais interessados em pesquisa.
Todo o material já se encontra com os restauradores para higienização, preservação de arranjo arquivístico e base de dados para catalogação, bem como identificação e descrição dos documentos. Também está em desenvolvimento o software para informatização do acervo.
A biblioteca funcionará no terceiro pavimento do edifício público da antiga sede da Prefeitura, atualmente em reforma, na Praça do Rosário, que também abrigará a Pinacoteca Professora Stella Costa Val Brandão e o Arquivo Histórico Municipal Professor Arduíno Bolivar.