UFV participa de projeto para redução de riscos em cidades mineiras

27/06/2017

O foco são municípios que tiveram acidentes com movimentos de massa e inundações

Professores e alunos da UFV estão participando de um projeto para ajudar as prefeituras de Além Paraíba e Cataguases, em Minas Gerais, elaborarem um Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres Naturais (PMRR). O trabalho é uma parceria com o Ministério das Cidades e com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano, instituindo uma ação de assessoramento aos municípios que tenham histórico de acidentes relacionados a movimentos de massa e inundações. Já foram elaborados Planos de Risco em mais de 150 cidades brasileiras que têm alto grau de propensão a acidentes naturais, mas esses são os primeiros a serem realizados sob a coordenação da UFV. O projeto tem duração prevista de 18 meses.

O trabalho é coordenado pelo professor Eduardo Marques, do Departamento de Engenharia Civil, e envolve geógrafos, engenheiros civis, engenheiros ambientais, geólogos e sociólogos, além de estudantes de Geografia e Engenharia Civil. Também estão envolvidos no projeto professores da UFRJ e da UFRRJ. Segundo o professor Eduardo, o Plano vai traçar diretrizes e ações para dar mais segurança à população no que se refere a riscos de acidentes causados por chuvas e outros fenômenos naturais, como deslizamentos e inundações.

O primeiro passo será fazer o mapeamento detalhado das áreas de risco nas áreas urbanas dos municípios. Depois, serão elaborados projetos conceituais de intervenções estruturais para os setores de risco com estimativa de custos para obras. Por fim, a equipe da UFV, em parceria com técnicos das prefeituras, desenvolverá uma série de ações não estruturais, com destaque para cursos de capacitação para agentes municipais e moradores, visando tanto ao desenvolvimento de ações de planejamento e prevenção, bem como a ações preparatórias para a população lidar com situações de emergência. Além disso, serão realizadas audiências públicas para sensibilização das comunidades e divulgação dos resultados obtidos pelo trabalho.

Eduardo Marques explica que o Programa terá ações para envolver a população dos municípios, desenvolvendo um trabalho educativo, informativo e de mobilização por meio das lideranças comunitárias e de entidades da sociedade civil. “O trabalho conjunto com as prefeituras é uma grande oportunidade de aplicação dos conhecimentos, vivências e experiências adquiridas pela Universidade Federal de Viçosa. A produção de conhecimento técnico-científico, aplicado à gestão do risco, é uma das linhas de atuação mais bem estabelecidas no Departamento de Engenharia Civil e, nesse sentido, o projeto possibilitará a aplicação de metodologias de Geologia de Engenharia, Engenharia Geotécnica e Percepção de Risco, além da formação de recursos humanos nessas áreas”, disse ele.

Léa Medeiros