Campus Florestal

UFV-Florestal inaugura obras para melhor vivência no campus

23/06/2017

Inauguração da Biblioteca Central

Com a presença da reitora, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do vice-reitor, professor João Carlos Cardoso Galvão, de diretores, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, a UFV-Florestal inaugurou, na manhã do dia 19 de junho, quatro novas obras no campus. Trata-se de edificações que visam proporcionar a permanência do estudante no campus: Biblioteca Central, Restaurante Universitário (RU), agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e a sua nova Portaria.

Antes de inaugurar as obras e descerrar as placas, a reitora agradeceu a presença de todos, especialmente daqueles que sempre pleitearam e acreditaram no progresso da UFV-Florestal, ressaltando sua satisfação em estar no campus inaugurando melhorias necessárias para atender aos estudantes dos dez cursos superiores, seis cursos técnicos e dois de pós-graduação. Ela agradeceu também ao diretor do campus, professor Antônio Cézar Pereira Calil pelo empenho durante os dois mandatos para que tais obras, dentre várias, fossem realizadas na instituição. Segundo a reitora, mesmo diante das contingências de verbas pelo Governo Federal, com escassez de recursos para todas as Instituições Federais de Ensino, impossibilitando o atendimento de todos os pedidos, a UFV tem conseguido manter sua estrutura, especialmente em função do zelo dos servidores. “Se teve um campus onde vi grandes mudanças foi o campus Florestal”, e pediu aos estudantes: “espero que vocês façam o melhor uso desses ambientes e mantenham essa excelência que vocês têm demonstrado”.

A professora Nilda destacou, ainda, a importância das obras no atendimento da demanda dos estudantes para permanência no campus por mais tempo, seja para estudar, pesquisar ou aguardar aulas em outro período do dia, ou seja, vivenciar mais o ambiente acadêmico.

Em seu pronunciamento, o diretor geral, professor Antônio Cézar Pereira Calil Fez agradecimentos e um discurso de despedida de seu mandato de diretor. Um dos agradecimentos pessoais foi à reitora, por viabilizar a inauguração de tão importantes obras ainda durante sua gestão como diretor geral. Ele ressaltou as dificuldades de concretizar essas realizações com tão parcos recursos. Segundo Calil, a professora Nilda foi carinhosa com o campus UFV-Florestal ao priorizar essas obras.

Para completar, o professor Calil destacou que a evolução do campus, além de atendimento à demanda da comunidade acadêmica, é uma resposta ao povo brasileiro, verdadeiro financiador de tudo. Além disso, ele ressalta que todos do campus devem corresponder a esse investimento com engajamento em Ensino, Pesquisa e Extensão para o bem estar social. E finalizou agradecendo à administração da UFV e aos docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados e estudantes por estarem sempre cobrando, auxiliando e participando das melhorias.

Conforme a reitora, as obras do RU e da Biblioteca foram priorizadas nos campi Florestal e Rio Paranaíba também graças ao esforço da Pró-Reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli e sua equipe. Afinal, em conjunto com a reitoria, houve uma luta pelo recurso, pois dos 14 milhões previstos, o Governo Federal repassou somente 7 milhões à UFV, a qual, para complementar, contou com a ajuda de um deputado ex-aluno da UFV que acrescentou 6,5 milhões por meio de emenda parlamentar. Por isso a professora Nilda faz questão de mencionar e agradecer aos parceiros.

Para finalizar a reitora salientou: “nossa fé é em vocês alunos, por isso lutamos dia e noite”. Para ela, no meio de tanta corrupção, o que dá esperança é um conjunto coisas boas acontecendo, como as inaugurações nos campi. E deixou uma mensagem para os alunos: “Vocês são responsáveis pelo futuro desse país”, disse a professora Nilda.  

Biblioteca Central

A Biblioteca Central possui cinco pisos, com espaço para acervo, salas de estudos individuais e em grupo e sala multimídia. No primeiro andar do edifício, ficará instalado o Serviço de Tecnologia da Informação (STI).

Conforme o engenheiro civil da UFV-Florestal Rafael Lopes e Silva, para finalizar a obra, falta apenas terminar um lado da pintura externa e instalar o conjunto de guarda-corpo e corrimão. E, para iniciar o funcionamento da Biblioteca, basta instalar o detector antifurto na entrada e alocar o mobiliário e o acervo. 

Restaurante Universitário

Obra de cerca de três mil metros quadrados de área, com duas entradas, banheiros masculino e feminino e espaços adequados para cozinha e almoxarifado, terá edital publicado pela UFV (conjunto para os três campi) para seleção de empresa para alocar móveis, equipamentos de cozinha e servidores para atuar no local.

A reitora da UFV destacou a vantagem da obra, com estrutura que, da mesma forma que o RU do campus Rio Paranaíba, permite constantes melhorias.

Para descerrar a placa e inaugurar oficialmente o RU, a administração da UFV e do campus contaram com o apoio e o entusiasmo do estudante Igor Lemos da Cunha, que proferiu algumas palavras. Ele agradeceu a todos e manifestou sua felicidade em acompanhar o crescimento e o progresso do campus. A nutricionista Renata de Oliveira Castro também manifestou a satisfação em receber um espaço adequado para atender aos estudantes e servidores do Restaurante Universitário.

Renata explicou que, na cozinha, há espaço separado para fritura, assados, armazenamento e recebimento de mercadorias, bem como gabinete de servidores, além de espaço adequado para supervisão técnica.

Caixa Econômica Federal

Para inaugurar o posto de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) do campus, que passou por diversas reformas, as autoridades da universidade foram acompanhadas pelo superintendente da CEF, Marcelo Bonfim.

Na ocasião, tanto a reitora quanto o diretor geral ressaltaram a importância da manutenção do posto de atendimento em benefício da comunidade acadêmica e florestalense. A professora Nilda desejou muitas bênçãos ao espaço e que ele seja utilizado somente por pessoas de bem.

Portaria do Campus

Também houve inauguração da portaria principal do campus, que está adornada com os Quatro Pilares nomeados com o mote da UFV “Estudar, Saber, Agir e Vencer” e também agora conta com portão eletrônico.

 

Fernanda Fonseca Pessoa/ Fotos: Eduardo França Castro
Comunicação Institucional UFV-Florestal