UFV envia primeiro processo por meio do Sistema Eletrônico de Informação

05/06/2017

O processo de homologação do SEI foi assinado e encaminhado pela reitora da UFV

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares encaminhou o primeiro processo eletrônico da UFV via o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O processo, que trata justamente da homologação do sistema pelo Conselho Universitário (Consu), foi enviado em cerimônia realizada no último dia 2 na sala de reuniões da Reitoria, que contou com a participação de diversas autoridades da UFV e representantes da Comissão de Implantação do SEI, formada por uma equipe multidisciplinar de docentes e servidores técnico-administrativos.

De acordo com o pró-reitor de Ensino (PRE), Frederico Passos, a UFV é a quarta universidade do país e a primeira de Minas Gerais a aderir ao Sistema Eletrônico de Informação, que já conta com a participação de quase 100 instituições públicas. Para Frederico Passos, "o principal benefício do sistema será a maior eficiência do poder decisório dos conselhos acadêmicos ou órgãos superiores".

O presidente da Comissão e assessor especial da PRE, o professor Carlos Goulart, afirmou que a UFV fez a opção antes mesmo de ser uma determinação do Ministério da Educação para as Instituições Federais de Ensino Superior (IES). "Alguns ajustes ainda serão necessários, pois o sistema tem muitos recursos e a instituição irá aprender a usá-lo da melhor maneira".

Para a reitora Nilda Soares, o Brasil caminha para uma nova era de informatização de processos, utilizando cada vez menos papel. "Com a realidade multicampi, a Universidade ganha em termos de logística e agilidade na tramitação de documentos, que correspondem a uma demanda muito grande na área acadêmica". Ela fez um agradecimento a toda a Comissão e a Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) pelo empenho e dedicação na implantação do sistema.

Vale lembrar que a partir desta segunda-feira (5), todos os processos acadêmicos dos três campi da UFV serão tramitados pelo sistema. Na página inicial do SEI, é possível ter acesso a diversas informações. A expectativa é implantar gradativamente a tramitação eletrônica para os demais tipos de processos.

Também estiveram presentes no evento os pró-reitores de Planejamento e Orçamento, Sebastião Tavares; de Administração, Leiza Granzinolli; de Extensão e Cultura, professor Clóvis Neves; de Gestão de Pessoas, Ely Rosa; bem como os diretores dos centros de ciências Biológicas e da Saúde, professor João Marcos de Araújo e do Centro de Ciências Agrárias Rubens Alves de Oliveira.

Fotos: Reinaldo Pacheco