Diretoria de Comunicação Institucional lança novo logotipo da UFV e brasão atualizado

31/05/2017

O diretor da DCI, Rennan Mafra, apresentou a nova identidade visual nos três campi

Além do seu tradicional brasão, a UFV conta agora com um novo logotipo, lançado em Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa em solenidades oficiais encerradas nesta terça-feira (30). A nova identidade visual foi produzida pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), antiga Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), que foi aprovada em resolução pelo Conselho Universitário (Consu), em 28 de março deste ano.

De acordo com o diretor de Comunicação Institucional, Rennan Mafra, símbolos e processos de divulgação sempre fizeram parte da história da UFV, entretanto faltava à Universidade a produção de um logotipo, apreciado e aprovado institucionalmente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e pelo Consu, respectivamente. “O logotipo faz parte de uma política de comunicação da UFV com a criação da DCI, área de assessoramento institucional e de planejamento, voltada a divulgar a instituição e atender a seus públicos”, destacou.

Rennan Mafra também lembrou que a criação da DCI é fruto de “um rico e desafiador processo de pesquisa”, que começou em 2013, com o nome Dialorg – Programa de Extensão, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Comunicação Institucional da UFV. Nesse projeto coletivo, foram pesquisadas as 63 universidades federais, a literatura nacional e internacional, e realizadas entrevistas e grupos de trabalho com os gestores da UFV e com os profissionais da antiga CCS. “Há quatro anos, a comunicação vem sendo pensada sistematicamente, estudada e, nesse momento, penso que o logotipo inaugura uma nova fase, que possa situar a comunicação num lugar estratégico”, afirmou.

O logotipo, que pode ser conferido abaixo, será utilizado pela comunidade acadêmica, conforme as orientações disponíveis no Manual de Identidade Visual da UFV (anexado), em peças como cartão de visita de profissionais da instituição, banners, slides, dentre outros materiais gráficos. De acordo com Rennan, o Manual de Redação Oficial da UFV deverá ser revisto, seguindo o prazo de dezembro deste ano para adequação da instituição ao novo logotipo. O uso do tradicional brasão será mantido em documentos e ocasiões solenes e oficiais, e vale destacar que esse símbolo, criado pelo professor José Marcondes Borges, foi atualizado, com o objetivo de abarcar os campi Florestal e Rio Paranaíba. Agora ele passou a contar com duas novas estrelas, além da que representava Viçosa.

Foi apresentado também nas solenidades o Memória Viva, programa produzido pela jornalista da DCI Léa Medeiros e pelo servidor aposentado Gustavo Sabioni, com apoio dos servidores do acervo histórico do Serviço de Técnica Audiovisual da DCI, Geraldo Abrantes e Amarildo Xavier. A ideia é resgatar a memória da Universidade contada por aqueles que fizeram parte dos 90 anos de história da UFV. O vídeo de lançamento está disponível neste link e os programas poderão ser acompanhados pelas redes sociais da UFV, com o objetivo de que as gerações futuras conheçam a história da Universidade.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, “reviver a história é sempre muito gratificante” e não havia ocasião melhor para os lançamentos do logotipo, do brasão revitalizado e do programa Memória Viva, já que, em maio, a Universidade comemora a sua federalização realizada em 1969. Segundo ela, “o brasão tem sua importância e tradição, mas identificar a UFV rapidamente é uma das funções do novo logotipo”, que permitirá ao nome da Universidade ser representado mais facilmente. A reitora também ressaltou que a nova identidade da instituição e que as mudanças no brasão possibilitarão que as comunidades dos três campi “estejam representadas no contexto de nossa instituição”.

O vídeo explicativo sobre o novo logotipo e o brasão revitalizado pode ser conferido no canal do youtube da UFV. Vale lembrar que as orientações sobre a utilização da nova marca serão enviadas pela DCI para os setores da UFV.

Sabrina Areias