Projeto de estudantes da UFV é premiado em evento do setor de geotecnologias

24/05/2017

A mestranda Layane Loti (ao centro) representou a equipe da UFV na premiação

Layane Beatriz Silva Loti e Vitor Eduardo Concesso Dias, estudantes da UFV, receberam o prêmio MundoGEO#Connect 2017 pelo projeto edpMGB: Solução para edição e criação de Metadados Geoespaciais conforme o Perfil MGB implementado como uma aplicação SaaS. A premiação foi conquistada na categoria de Agrimensura e Cartografia, do evento MundoGEO#Connect Latin America, realizado na cidade de São Paulo, no dia 10 de maio.

O trabalho é resultado de um projeto de iniciação científica, orientado pelo professor Jugurta Lisboa Filho, do Departamento de Informática (DPI), e desenvolvido por Layane Beatriz Silva Loti, engenheira agrimensora e cartógrafa e mestranda no Departamento de Engenharia Civil, em parceria com Vitor Eduardo Concesso Dias, bacharel em Ciência da Computação e mestrando no DPI. O projeto, financiado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), também contou com a colaboração do estudante Eduardo Fontes Lourenço, graduando em Ciência da Computação, e Marcos Vinicius Montanari, ex-aluno do mestrado do DPI.

A iniciativa teve o objetivo de criar uma ferramenta para edição e criação de metadados geoespaciais, conforme o Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB), com a finalidade de auxiliar os usuários e produtores de dados geográficos. Por ser uma ferramenta online, o usuário pode acessá-la utilizando o navegador de rede seguindo o modelo de aplicações Software as a Service (SaaS), deste modo, não há a necessidade de efetuar a instalação de um software no dispositivo do usuário.

O MundoGEO#Connect é uma conferência e feira de geomática e soluções geoespaciais realizada anualmente pelo Grupo MundoGEO, que tem como objetivo reunir toda a comunidade do setor de geotecnologias. Atualmente, mais de 100 mil profissionais se conectam na plataforma MundoGEO. por meio de vários canais, tais como revistas, o conteúdo do portal, os webinars e as redes sociais. O prêmio, além de projetos, agracia profissionais e empresas que se destacaram no setor de geotecnologias.

Fonte: Layane Loti